Foi publicado, nesta terça-feira (2), o novo vídeo do Papa, correspondente ao mês de setembro, na qual o Pontífice pede orações “para que, inspirados em São Francisco, experimentemos a nossa interdependência com todas as criaturas, amadas por Deus e dignas de amor e respeito”. O pedido de oração insere-se no contexto do Tempo da Criação, um período ecuménico (1º de setembro a 4 de outubro) que une cristãos de diversas denominações em oração e ação pelo cuidado da terra.
No vídeo, o Papa Leão XIV pede ao Senhor: “Ajuda-nos a descobrir a Tua presença em toda a criação, para que… nos sintamos e saibamos responsáveis por esta casa comum na qual nos convidas a cuidar, respeitar e proteger a vida”. A continuidade entre o magistério do Papa Leão XIV e o de Francisco, autor da encíclica Laudato Si’ (2015), é especialmente evidenciada na referência a São Francisco: “Como São Francisco de Assis, hoje também queremos dizer: Louvado sejas, meu Senhor!”.
O vídeo que acompanha a intenção de oração do Papa e a oração que reza destacam precisamente o momento especial em que se desenvolve o Tempo da Criação 2025, que une dois aniversários: o 800º do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e o 10º da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco.