Foi realizada no último sábado (29), em Brasília, a II Jornada Arquidiocesana das Famílias. O evento foi organizado pelo Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília e conduzido pelo padre João Baptista, assessor eclesiástico local. A programação contou com palestras, testemunhos, animação musical, atividades para os jovens e para as crianças, além do caminho vocacional. Todos os movimentos do setor estiveram presentes e seus representantes desenvolveram atividades que evocaram o tema e o lema da Semana Nacional da Família (SNF): “Família, Fonte de Vocações”.
Na parte da manhã, o padre João Baptista praticou a Lectio Divina (1º Samuel 2, 1-10). Em seguida, Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, falou sobre a importância de anunciar o Evangelho da família, tema abordado na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. Ele afirmou que todos são chamados ao dom da vida e ao dom da fé mas que homem e mulher são chamados também ao dom do matrimônio . “Abraçar esse chamado como vocação é uma forma do casal se realizar, de crescerem juntos e de se santificarem”, enfatizou.
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e também bispo Referencial do Setor Vida e Família, em sua palestra, também discorreu sobre a vocação na família. Ele assegurou que a vocação não é uma profissão, não é uma opção ou uma decisão de vida. “A vocação de fé é uma graça de Deus agindo em nossas vidas, nos chamando e nos propondo algo sobrenatural”, afirmou.
O novo assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodolfo Chagas, também participou do evento. Ele destacou que todos têm o dever de cuidar da família porque ela é como aquele tesouro que Jesus fala nas parábolas do Reino, no Evangelho de São Mateus. “A família é o bem mais precioso, é como o tesouro escondido”, afirmou ele.
O evento foi encerrado com a Santa Missa celebrada por dom Denilson Geraldo, bispo Auxiliar de Brasília.
Texto: Neta Lobo - Agente de Comunicação Regional Centro-Oeste Edição: André Luiz Gomes