A partir desta segunda-feira (28), a cidade de Roma se volta para o momento mais esperado do Ano Santo: o Jubileu dos jovens. Até o próximo dia 3 de agosto, são esperados milhares de participantes de 146 países na capital italiana.
Na segunda-feira, 28 de julho, chegará o primeiro meio milhão de peregrinos. Para recebê-los, foram mobilizadas 270 paróquias, 400 estruturas escolares, 40 locais extraescolares, casas da Proteção Civil, pavilhões esportivos e famílias. O dia coincidirá também com o início do Jubileu dos Missionários Digitais. Para o descanso dos jovens, foram preparados 20 pontos específicos, com credenciais para receber almoços e jantares.
No dia 29 de julho, terão início os Diálogos com a cidade, ou seja, 70 eventos que, nas jornadas de terça, quarta e quinta-feira, “terão lugar nas praças de Roma”. No dia 1º de agosto, será realizada a “jornada penitencial” no Circo Massimo, com 200 sacerdotes que, a cada duas horas, se alternarão sob grandes tendas montadas para “dar um pouco de alívio”, devido às altas temperaturas.
No dia 2 de agosto, a partir das 9h, serão abertos os portões de Tor Vergata, que será animado por várias bandas e artistas até às 20h30, quando terá início a Vigília com o Papa Leão XIV. Para a ocasião, três jovens provenientes da Itália, México e Estados Unidos farão perguntas ao Pontífice, que responderá nas respectivas línguas.