A Paróquia Sagrada Família, da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) recebeu, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, 45 agentes da Pastoral Familiar para a realização da 29ª Reunião do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A reunião se destacou pela integração com os Núcleos Diocesanos implantados e atuantes em Minas Gerais. Com o objetivo central de capacitar os agentes, o encontro mergulhou na tríade “Amor, Caridade e Misericórdia”, conceitos que, embora próximos, revelam profundas camadas teológicas quando estudados à luz do Magistério da Igreja.
As reflexões sobre o “Amor e a Caridade” foram apresentadas pelo padre Lucimar, assessor do núcleo e pertencente ao Clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), que utilizou como base a Encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI e a recente exortação apostólica Dilexi Te (“Eu te amei”) do Papa Leão XIV, que reforça o compromisso da Igreja com os mais vulneráveis.
O tema da “Misericórdia” foi abordado sob a perspectiva técnica e pastoral do Direito Canônico pelo padre Evandro Stefanello, vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá. Sua fala conectou a justiça eclesial ao acolhimento pastoral, demonstrando como a misericórdia se manifesta na prática judiciária da Igreja.
Para Gilberto e Sílvia, casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, “o encontro foi mais do que um momento de estudo teórico, a reunião proporcionou um ambiente de espiritualidade, confraternização e partilha, fortalecendo os laços entre as diversas dioceses mineiras e renovando o ardor missionário”.
Texto: Gilberto e Sílvia - Casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 2






















