Com o objetivo de preparar as comunidades para que sejam acolhedores e misericordiosas de pessoas em situação de fragilidade, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Manaus (AM), ligada ao Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou uma formação para o setor Casos Especiais. Os assuntos abordados foram nova união, drogas ou dependências, perdas e viuvez, depressão ou suicídio e a sexualidade humana. O encontro foi realizado em 15 de junho no auditório Mãe Paula.
A condução do encontro foi realizada pelo agente da Pastoral Familiar Afrânio Soares, que coordenou o setor de Casos Especiais entre anos 2020 e 2023. Para ele, o estudo sobre o Guia determina todas as ações de como montar o Setor nas comunidades: “O que apresentamos aqui foi como usar, como montar o Setor de Casos Especiais, como seguir os quatro verbos: ‘acolher, acompanhar, discernir e integrar’ em relação aos casos de fragilidade que são as prioridades nacionais. Esse é um roteiro para todas as comunidades”, explicou Afrânio Soares.
Elane Medeiros, coordenadora do Setor de Casos Especiais, explicou que o trabalho é em conjunto com o setor matrimonial e pós matrimonial. “Normalmente nas visitas que esses setores fazem vão identificando juntos as coordenações das paróquias as prioridades para receberem atendimento nas áreas. Depois desse trabalho de formação, a gente vai compreender a situação e fazer pesquisa junto às comunidades para que a gente possa dar esse acompanhamento” explicou Elane Medeiros.
Texto e Fotos: Flávia Horta Edição: André Luiz Gomes