A Pastoral Familiar da arquidiocese de Maringá, ligada ao Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniu, no último final de semana, para aprofundar o conhecimento sobre os itinerários propostos pela Comissão Nacional e para ter um momento de Espiritualidade. O casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, e os coordenadores do Regional, Cloves e Milene Angélica, participaram dos eventos.
Na noite do sábado (18), foi organizado um jantar interativo. A iniciativa possibilitou que os casais que atuam no setor Pré-Matrimonial com o Itinerário de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio partilhassem as alegrias, desafios e esperanças relativas a essa missão que desenvolvem em suas comunidades. Participaram do jantar, além dos catequistas, o casal coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese, Admilson e Angelina Mesquita, o casal coordenador do Pré-Matrimonial do Regional Sul 2, Gabriel e Patrícia Arrabal. Durante a ocasião, Alisson e Solange, da coordenação nacional, apresentaram as novidades do Itinerário, tiraram dúvidas e intermediaram as experiências.
“No Jantar interativo destacamos a criatividade Pastoral no formato proposto que ao invés de uma reunião formal foi num ambiente de fraternidade e partilha que é a mesa”, comentou Alisson Schila.
Na manhã do domingo (19), no Seminário Arquidiocesano de Maringá, foi realizada, pelo Setor Família da Arquidiocese de Maringá, a Manhã de Espiritualidade para os agentes das pastorais e movimentos ligados ao Setor Família – experiência semelhante ao Encontro com os movimentos eclesiais promovido em fevereiro, em Brasília (DF). O momento de motivação e espiritualidade ajudou na reflexão sobre ser pessoas melhores em Cristo e continuar na caminhada de evangelização.
Na sequência, o casal Alisson e Solange apresentou, de forma lúdica (por meio de placas de sinalização), os Itinerários para evangelização das familias e os caminhos que eles propõem. A evangelização começa pelas gestantes, passam pelo batismo, primeira infância, catequese, pós-crisma, jovens, namorados, noivos e pós-matrimônio.
No momento, a Arquidiocese de Maringá está implantando o Itinerário para os Noivos, que será desenvolvido pelas pastorais e movimentos ligados ao setor família que promovem os encontros para noivos.
“Foi uma manhã riquíssima em conhecimento e espiritualidade, impulsionando os agentes a iniciarem os trabalhos deste ano. Agradecemos a todas as pastorais e movimentos envolvidos para a realização deste momento”, destacou Ademilson Mesquita, coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar.
“Estamos percebendo uma resposta imediata do encontro nacional com as coordenações dos Movimentos e Serviços agora acontecendo em nível regional e mais importante ainda nas paróquias da Arquidiocese”, apontou Solange Schila, da coordenação nacional.
Fotos: Adrielle Brotifiche