Foi publicada, nesta quinta-feira (15), a mensagem do Papa Francisco para o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Neste ano, a celebração tem como tema: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) e será celebrada no dia 23 de julho, pouco antes do início da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, Portugal (1º a 6 de agosto).
O centro da mensagem do Papa Francisco é o encontro entre a jovem Maria e a sua prima idosa Isabel – duas mulheres que carregam em si uma promessa de futuro. “O caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história”, disse.
O Pontífice ainda comentou sobre os benefício deste encontro de gerações. “O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades”, afirmou. “Por sua vez, aos mais velhos, a presença de um jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos. Em resumo, a visita de Maria a Isabel e a consciência de que a misericórdia do Senhor se transmite duma geração à outra mostram que não podemos avançar – nem salvar-nos – sozinhos, e que a intervenção de Deus se manifesta sempre no conjunto, na história dum povo”, completou.
Confira a mensagem na íntegra. Clique aqui
Por ocasião do Dia, o Santo Padre presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro e convida paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a celebrar a data em seu próprio contexto pastoral.
Dia Mundial dos Avós
Esta é a terceira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração em 2020, em meio à pandemia. O momento é celebrado sempre no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.