Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e como convidados os Delegado da República Dominicana, nos reunimos no Centro de Estudos Sumaré, na Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2012, para aprofundar e colocar em prática em nossas terras as reflexões conclusivas do VII Encontro Mundial das Famílias em Milão, neste ano.
Como comunidade de discípulos missionários compartilhamos nossas vidas e o nosso caminhar eclesial, reavivando, pela graça de Jesus, Maria e José, nossa vocação para a Vida Plena das famílias e comunidades, as quais consagramos nossa entrega e serviço.
Desde uma leitura teológica e antropológica, á la luz de Aparecida, vislumbramos horizontes, discernimos desafíos e propomos linhas de ação para a Pastoral Familiar em suas dimensões de Familia – Trabalho – Festa: realidades essenciais de nossos povos, que vivem, cada vez mais, nas sombras de una cultura utilitarista e consumista que causa lesões graves a familia e aos ambientes de trabalho e festa.
Queremos ser, como bispos, sacerdotes e leigos, para a Igreja e sociedade contemporânea, discípulos missionários da Verdade de Cristo e anunciar as famílias do Cone Sul que o trabalho e a festa, no projeto de Deus, a partir dos ambientes cristãos, são instrumentos de mudanças radicais para o nosso mundo.
A fé e a esperança que cresceram neste dias de convivência fraterna no Rio de Janeiro, nos impulsionaram com coragem e otimismo, a renovação da Pastoral Familiar, promovendo a santificacão do trabalho e da festa a partir do Encontro com Cristo na Eucaristia, o coração do Domingo.
Confiamos nossos trabalhos a Virgen Maria de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização, e inspirados pela imagem do Cristo Redentor, abrimos nossos braços a todos os que servem as famílias e com quem desejamos construir a Civilização do Amor e a Cultura da Vida.
Rio de Janeiro, 12 de outubro de 2012
Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida