Um evento global do Movimento dos Focolares vai reunir jovens de 48 países, aqui no Brasil, a partir desta sexta-feira. Até dia 24 de julho, serão realizadas as três fases do Genfest, realizado pela primeira vez em terras brasileiras.
Segundo o movimento, participam da iniciativa pessoas de diversas convicções, etnias e culturas que compartilham a visão de um mundo mais unido. O evento é realizado a cada seis anos em nível internacional, e é sediado no Brasil neste ano.
Participam pessoas de todas as partes do mundo, que buscam despertar e impulsionar o seu protagonismo na concretização da fraternidade universal, conectando-se, promovendo e celebrando ações a favor do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis. “Juntos para cuidar” é o lema do evento.
Fases
Três fases marcam o Genfest. A primeira começa nesta sexta-feira e segue até o dia 18, com ações sociais em diversas cidades do Brasil e da América Latina. As outras duas fases serão entre 19 e 24 de julho, em Aparecida (SP).
Na primeira fase, serão promovidas experiências imersivas nas realidades visitadas, networking internacional, voluntariado, atrações culturais e workshops. Entidades ligadas à Igreja como associações que atendem crianças, ações sociais e a Fazenda da Esperança acolherão grupos de participantes, além de outras organizações não governamentais.
De 19 a 21 de julho, na segunda fase, um evento comemorativo com música e dança, troca de experiências, atrações culturais e mais worshops.
Segundo os Focolares, “será uma oportunidade de lançar novos projetos e iniciativas para os próximos cinco anos. O Genfest é também um projeto cultural que quer sensibilizar o maior número de jovens sobre a questão da interdependência, do desenvolvimento justo e sustentável e da solidariedade para formar uma nova geração no paradigma cultural da fraternidade e da relacionalidade”.
As ações previstas visam buscar mudanças culturais, “o que significa uma nova mensagem e uma perspectiva crítica sobre questões centrais do mundo contemporâneo, como os estilos de vida baseados no consumo que, por sua vez, se relacionam com os problemas ambientais globais e a justiça social”.
Em seguida, a terceira fase será a “United World Community”, uma rede global com palestras, oportunidade de contatos internacionais e laboratórios interativos. Esta fase ocorre de 21 a 24 de julho.
Nesta fase, serão promovidos espaços de encontro nos quais os jovens podem compartilhar talentos e paixões, visando responder aos desafios globais, promover mudanças pessoais e coletivas, e infundir fraternidade em todas as dimensões da vida humana.
Esses percursos, chamados Pathways, vão abordar as temáticas Economia e Trabalho; Intercultura e Diálogo; Paz e Direitos Humanos; Saúde e Ecologia; Arte e Compromisso Social; Educação e Pesquisa; Comunicação e Mídia; e Cidadania Ativa e Política.
O objetivo central desta fase é criar uma rede global de colaboradores Pathways, permitindo que os participantes, ao retornarem a seus países, se envolvam localmente, conectados a uma comunidade internacional.
Para acompanhar as atividades do Genfest, acesse o site do evento.