Composta por 24 paróquias entre os estados de Rondônia e do Mato Grosso, a Diocese de Ji-Paraná (RO), ligada ao Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conseguiu implantar o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio em toda a sua região. No total, possui 1.095 comunidades, sendo 880 rurais e 215 urbanas e conta com, aproximadamente, 57 padres e 18 irmãs (freiras), dois diáconos permanente e dois diáconos transitórios, além do bispo Dom Norberto Foerster.
A necessidade por mudança na metodologia para os casais contraírem o Sacramento do Matrimônio, se deu, inicialmente, através das diversas visitas às paróquias, onde era indagado pelos agentes da Pastoral Familiar, como também, pelos irmãos das comunidades, sobre a educação da fé e o método utilizado na preparação dos casais para o Sacramento do Matrimônio.
De acordo com a equipe Diocesana da Pastoral Familiar, o curso de noivos “convencional” promovido nas paróquias, era muito elogiado, os casais da Pastoral Familiar se empenhavam de tal maneira que tudo era feito com muito amor e dedicação. No entanto, faltava algo a mais para complementar esse caminho de preparação: exercitar a vivência sobre a realidade das famílias, levar os noivos a vivenciarem a palavra dia a dia e descobrirem a vocação do matrimônio.
Como a Diocese é dividida em seis regionais, a experiência do novo subsídio foi realizada por meio de um “projeto piloto” em uma regional com cinco paróquias, depois se estendendo para os demais. Para isso, Dom Norberto Foerster promoveu um momento, no retiro do clero, para que a Pastoral Familiar Diocesana dialogasse com os padres sobre o Itinerário Vivencial Personalizado para o Sacramento do Matrimônio e, aproveitou-se o momento, para tratar também sobre o Itinerário do Bom Pastor, sendo este o primeiro contato com os padres.
“A Pastoral Familiar da Diocese de Ji-Paraná-RO recebeu como desafio a missão e está cumprindo a tarefa à qual lhe foi confiada. É fácil? Não! É possível? Sim. É possível e está valendo muito à pena, por ser um trabalho gratificante, pois é feito com muito amor para o Senhor e, prezar pela preparação dos futuros casais que formarão novas famílias para o Reino é, verdadeiramente edificante”, destacou o casal Carlos e Marlene Pilenghy, coordenadores da Pastoral Familiar na Diocese.
Eles contam que depois de reunir os potenciais casais formadores coletivamente, inicia-se a formação do Itinerário, onde cada casal formador já tem seu cronograma (local, datas, horários, temas) dos encontros em mãos. Na Diocese de Ji-Paraná, normalmente esses encontros de formação são feitos em um espaço da paróquia. Os encontros, normalmente, são feitos uma vez por semana e a duração da formação são de dois meses e meio.
As trocas ocorridas nos encontros entre os casais formadores, tem enriquecido e fortalecido esses casais, trazendo maior interação e aumentando os laços de amizade, consequentemente, a partilha dos conteúdos estudados.
Em regra, foi dada ampla publicidade semanalmente pelas paróquias às comunidades, por um período de seis meses, explicando que o “Curso de Noivos” convencional foi substituído pelo Itinerário Vivencial Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, contemplando nove encontros, com duração de oito meses.
“Em toda a Diocese, os casais que estão sendo acompanhados estão maravilhados e encantados com a nova modalidade e, ao mesmo tempo, são os propagadores do Itinerário. Até a presente data não se tem registro de casais nubentes ou conviventes reprovando a metodologia adotada”, comenta o casal. Em um ano de implantação, a Diocese de Ji-Paraná já vem acompanhando, aproximadamente, 400 casais de noivos, até o final do ano, estima-se chegar a 700 casais.
Itinerário Vivencial
Elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio é realizado por oito meses, onde os futuros cônjuges passam por um processo formativo, através de encontros personalizados. Trata-se de um encontro mensal do casal formador com o casal de noivos.
Adquira aqui o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio
Formação
Para capacitar os agentes da Pastoral Familiar sobre o subsídio, a Pastoral Familiar também disponibilizou um curso à distância na sua plataforma de formação. O material se propõe a ajudar os casais que acompanharão os noivos nas paróquias, durante a preparação para a vida Matrimonial. Estes casais verão que os exercícios propostos ajudarão também o próprio Matrimônio, consolidando e abrindo novas perspectivas evangélicas na relação a dois e com os filhos. Ao final do curso os alunos receberão no e-mail cadastrado o certificado de conclusão da formação emitido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).