A Comissão Nacional da Pastoral Familiar publicou, nesta sexta-feira (19), uma nota para esclarecer sobre a reprodução e compartilhamento ilegal do subsídio Hora da Família em formato digital (PDF). O texto é assinado pelo assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e secretário-executivo da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodolfo Pinho. Confira abaixo:
Nota sobre a reprodução do subsídio Hora da Família
Chegou ao conhecimento da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) que está circulando a reprodução, em formato PDF, em diversos grupos de WhatsApp, o subsídio Hora da Família e Hora da Vida. É importante destacar que a elaboração deste material tem um custo, e os valores arrecadados com a sua distribuição são revertidas em ações para podermos continuar o nosso trabalho de evangelização.
Reconhecemos que algumas pessoas, às vezes na boa-fé, digitalizam e compartilham de diversas maneiras esses materiais com amigos, familiares e demais agentes. No entanto, é importante alertar que essa é uma transgressão, tanto do ponto de vista religioso, quanto do Código de Processo Penal (crime). Digitalizar e distribuir materiais com direitos autorais, sem a devida autorização, é um ilícito civil penal e pode trazer consequências no âmbito judicial.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar esclarece que não distribui o material em formato PDF, nem tão pouco firmou parceria ou autorizou que outra instituição o faça. Caso você encontre anúncio de que o material está sendo distribuído por qualquer meio digital, reporte-nos para que possamos tomar as devidas providências.
Se você receber esse material, pedimos que não compartilhe e oriente as pessoas que estão repassando o arquivo de que essa não é uma prática adequada.
Os subsídios Hora da Família e Hora da Vida podem ser solicitados junto aos casais coordenadores na sua paróquia, diocese ou regional, ou diretamente conosco, pelo telefone e WhatsApp 61 3443-2900 ou vidaefamilia.org.br.


