Já está no ar o oitavo vídeo publicado pelo Vaticano para celebrar o Ano Família Amoris Laetitia. Neste mês, o material preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, aborda o tema da educação dos filhos – sétimo capítulo da Exortação Apostólica publicada em 2016. Para dialogar com o Papa Francisco e testemunhar sobre o assunto, duas famílias missionárias do Caminho Neocatecumenal que estão na Holanda (Máximo e Patrícia) e na Rússia (Javier e Araceli) participaram do vídeo.
“A família tem uma vocação natural para educar os filhos. Ser pais requer amor e o desejo de fazer sobressair no outro o melhor de si. A paternidade e a maternidade são papéis insubstituíveis”, disse o Papa Francisco. “A maternidade sabe levar amor e proteção à fragilidade humana. A paternidade abre ao filho horizontes de vida inexplorados e estabelece os fundamentos da vida moral que lhes permitirão realizar com coragem o seu próprio projeto de vida”, exemplificou o Santo Padre. “É um chamado, um desafio, uma alegria”, completou.
“Sabemos que transmitir-lhes a fé, ensiná-los a viver como cristãos é uma missão fundamental. Assim, aprenderam a viver com Deus desde pequenos, aprenderam que podem perdoar-se, que podem amar de uma maneira diferente, como Deus ama, que podem descobrir uma maneira diferente de viver”, apontou Javier.
“Procuramos fazer isso com a nossa fraqueza, levando-os conosco à Eucaristia, rezando com eles de manhã e à noite, antes das refeições, e especialmente no domingo, com uma celebração doméstica muito participativa e festiva na qual o pai pergunta a cada um: Como a palavra de Deus ilumina a sua vida. Com este diálogo, eles crescem sabendo que Deus está presente e que age em sua história”, testemunhou Patrícia.
Confira o vídeo:
Amoris Laetitia
Os vídeos inspirados na Exortação Apostólica Amoris Laetitia – que completou cinco anos – são um convite a recordar o documento da Igreja e a redescobrir a família como um presente, apesar de todos os problemas, obstáculos e desafios que ela enfrenta hoje. Cada vídeo é acompanhado por um subsídio para ser utilizado de maneira flexível tanto pelas famílias quanto pelas diversas realidades eclesiais para alimentar a reflexão, o diálogo e a prática pastoral e, ao mesmo tempo, dar coragem, estímulo e ajuda às famílias na sua vida espiritual e concreta do dia-a-dia.
Para acessar o subsídio, acesse: https://bit.ly/3nOXD4d