Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodolfo Chagas Pinho, desembarcou em Rio Branco, no Acre, que integra o Regional Noroeste da CNBB, para dar início às ações da Semana Nacional da Família na localidade. Na agenda da visita ele apresentou materiais e levou orientações a fim de contribuir com a evangelização das famílias, bem como para conhecer o trabalho desenvolvido pela Diocese de Rio Branco. No Santuário de São Peregrino, ele participou de uma entrevista coletiva.
O assessor nacional disse que é preciso fazer com que as famílias sejam mais humanas. “O ser humano está doente por falta de afeto. Que as famílias tenham diálogo, que tenham humanidade dentro dos seus relacionamentos. E isso só vai acontecer quando o nosso coração bater no mesmo compasso do coração de Jesus”, afirmou.
Sobre o tema deste ano, “É tempo de júbilo em nossa vida”, o sacerdote explicou que a escolha foi pensada ainda no início de 2025, após uma avaliação sobre as necessidades dos fiéis observadas naquele momento. “Pensamos nos desafios que as famílias enfrentam no período pós-pandemia. E o Papa Francisco sempre falava da alegria do Evangelho, que devemos ser cristãos alegres. Então pensamos no júbilo da vida, da vocação, da pertença à comunidade, da diocese, no júbilo eclesial, do matrimônio. Foi isso o que pensamos: rejubilar, se alegrar”, justificou.
A Semana Nacional da Família, em Rio Branco, será celebrada até 17 de agosto. A iniciativa, promovida pela Pastoral Familiar e pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC), visa fortalecer os laços familiares e a fé, com atividades, encontros, formações e momentos de oração.