Na manhã do 14º Simpósio Nacional das Famílias, realizado neste sábado (25), em Aparecida (SP), o padre Zezinho, scj, um dos convidados do evento deste ano, compartilhou com os integrantes da Pastoral Familiar e de movimentos eclesiais um pouco da sua trajetória de evangelização das famílias. Aos 82 anos, motivou os participantes a abrirem os seus horizontes em relação á evangelização.
“Eu me inspiro muito em São Paulo, na epístola aos efésios (3,14-21), quando diz “que já os evangelizou e os incentivou a não pararem. É só o começo. A graça de Deus vai ajudar vocês a avançar, pois quero que continuem o que comecei e devem procurar a altura, profundidade, comprimento e largura de Cristo, é preciso alargar os horizontes. Se você não se abrir para outros movimentos, ficará fechado apenas nos seus grupos. Não apenas rezem, façam mais. Sejam ajudadores. Saiam a procurar as pessoas que precisam”, disse o sacerdote.
Padre Zezinho também lembrou o início da sua trajetória como sacerdote e na evangelização das famílias, que teve início um ano após o Concílio Vaticano II. “Quero viver e pregar isso”, recordou. Outro ponto importante da sua experiência na evangelização foi a música “Oração pela Família”, que surgiu após um evento que tratou do documento Familiares Consortio, de São João Paulo II. “As pessoas me elogiavam e eu respondia que a música não era minha. São palavras do Papa”, comentou.
Com mais de 10 livros sobre o tema da família, o sacerdote recordou pontos de diversas obras que estão relacionadas à família, como o placar entre pais e filhos em relação à convivência, sobre o papel e a responsabilidade do pai e da mãe na formação cristã e do caráter dos filhos. “Para fazer família tem que ter prumo e rumo. Se não tem prumo, fica torno, se não tem rumo sai da rota”, comentou. “Jesus viveu ensinando a ser filho”, assinalou em outro momento.
Ao final da sua participação, o Padre Zezinho recebeu uma homenagem carinhosa da Pastoral Familiar pelos 60 anos de contribuição para a evangelização das famílias brasileiras.
“Queremos agradecer a presença do senhor, Padre Zezinho, neste Simpósio e na casa de todas as famílias. Somos todos seus catequizandos e aprendemos muito durante todos esses anos. Deus lhe pague todo o bem que fez pela Igreja e por todos nós. Nos ensinou a defender a vida e a família e fazemos isso aqui também enquanto Igreja”, disse o assessor da Comissão Vida e Família, padre Rodolfo Pinho.
Saiba mais
O 14º Simpósio Nacional das Famílias e a Peregrinação Nacional das Famílias teve como tema “Família e Amizade”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2024. Na programação está a realização de realizadas palestras, dinâmicas e momentos de oração voltados para o assunto. A programação do evento conta ainda com o Simpósio Kids, voltado para as crianças; o Terço Luminoso, no Caminho do Rosário; e a Missa na basílica da Padroeira do Brasil.