No último final de Semana (07 a 09 de junho), a Pastoral Familiar de Palmares realizou 1º Congresso Diocesano local com o tema “Amor Familiar: Vocação e Caminho de Santidade”. No total, cerca de 150 pessoas participaram do evento que contou com a presença dos vice-coordenadores nacionais e coordenadores do Regional Nordeste 2, Milton e Lurdes, do bispo da Diocese, dom Fernando Barbosa, e do bispo de Salgueiro (PE) e referencial para a Pastoral Familiar, dom José Vicente.
O Congresso teve início com a ordenação de três novos padres. Em seguida, dom Fernando Barbosa, destacou a importância da família em nossa sociedade e da busca incessante pela santidade familiar que gera frutos para o céu. “A família é lugar do perdão, do amor, da paciência e do respeito que gera vida e valores recebidos por Deus”, disse.
Durante o encontro ocorreu várias apresentações sobre os documentos da Pastoral Familiar que devem ser usados como subsídios para os encontros e formações nas paróquias, como o Itinerário para Recém-Casados.
Dom José Vicente, durante o congresso, falou sobre o caminho de santidade familiar e entusiasmou os agentes da Pastoral Familiar diante das dificuldades na missão. “Não podemos desistir de nossa missão, pois Cristo não desistiu da cruz, antes, a abraçou e nos deu a salvação por meio dela”, apontou. O evento ainda teve espaço para discutir sobre os Casos Especiais, com uma palestra conduzida pelo assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, Pe. Josymar.