O Papa Francisco aprovou no sábado, 4 de junho, em fase experimental, o estatuto do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
De acordo com a proposta do Conselho dos Cardeais (que auxilia o Papa na reforma da Cúria Romana), no novo departamento irá unir, a partir de 1° de setembro de 2016, os atuais Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família.
O Estatuto estabelece que o Dicastério será presidido por um Prefeito, coadjuvado por um Secretário, que poderá ser leigo, e por três subsecretários leigos. Integrarão o novo departamento: oficiais, clérigos e leigos, escolhidos na medida do possível e provenientes de várias regiões do mundo, segundo as normas vigentes da Cúria Romana.
O Dicastério é articulado em três seções: para os fiéis leigos, para a família e para a vida, presididas cada uma por um subsecretário.
O trabalho do novo departamento é promover e organizar congressos internacionais e outras iniciativas que sejam inerentes ao apostolado dos leigos, da instituição matrimonial, da família e da vida no âmbito eclesial; e que sejam inerentes às condições humanas e sociais do laicato, da instituição familiar e da vida humana no âmbito da sociedade.
CNPF com portal CN.