Atenção, carinho e disponibilidade. Por meio da Pastoral da Pessoa Idosa, a Igreja Católica no Brasil presta um serviço fundamental para as pessoas acima dos 60 anos em diversas partes do país. Atualmente, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha e acolhe cerca de 170 mil pessoas, com o apoio de cerca de 25 mil voluntários. E mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus, que exigiu que as visitas fossem suspensas para evitar o contágio, o serviço foi continuado por meio de uma outra alternativa.
Com o projeto “Ligue Para Uma Pessoa Idosa”, os agentes estão oferecendo acesso a informações relevantes sobre os direitos deste público. Além disso, os idosos são informados sobre dicas de saúde, orientadas a fazer uma boa alimentação, a se exercitar mesmo dentro de casa e cuidar da saúde emocional.
A Pastoral percebeu também que a campanha poderia se estender à toda sociedade. O mais relevante fator neste ato do contato telefônico é demostrar às pessoas idosas que elas têm com quem contar, que existe uma pessoa disponível e interessada em oferecer ajuda, que muitas vezes é apenas uns minutos de atenção, para evitar a solidão, a sensação de abandono e a depressão. Em julho passado, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou a campanha “Cada idoso é teu avô”, que sugeria a mesma iniciativa.
“A pandemia atingiu diretamente os idosos e enfraqueceu ainda mais os vínculos entre as gerações. No entanto, respeitar o distanciamento não significa abandonar os idosos. É necessário que os mais jovens possam externar gestos de ternura para que eles se sintam amados e não fiquem sozinhos, mesmo que seja de forma virtual”, disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoerpers.
Atualmente, o Brasil soma mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos e a projeção, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, é que cheguem a 73 milhões em 2060.
Como é o atendimento?
Antes da pandemia, o trabalho acontecia por meio de visita domiciliar mensal sistematizada realizada por um líder voluntário capacitado. Todos os meses o voluntário da Pastoral realiza uma visita para a pessoa idosa da sua comunidade, levando afeto e conhecimentos na área do envelhecimento com temas relacionados à saúde, assistência social, espiritualidade e outros direitos humanos.
A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem por missão assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização. Hoje a Pastoral da Pessoa Idosa já está presente em aproximadamente 1.030 municípios.
Saiba mais em www.ppi.org.br