A Arquidiocese de Fortaleza (CE), ligada ao Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu, no último sábado (2), sua 8ª Reunião Ordinária nas dependências da Quadra do Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (CPMMI). O encontro reuniu 127 participantes, entre eles 24 agentes da comissão arquidiocesana, representando 32 paróquias.
A reunião teve início com uma formação conduzida pelo casal coordenador arquidiocesano Ednardo e Marluce, com o tema: “Dinamização da Pastoral Familiar para a Semana Nacional da Família”. Eles destacaram que a iniciativa promovida pela CNBB é uma das mais importantes ações do calendário pastoral do Brasil. Com início no Dia dos Pais, 10 de agosto, e encerramento no dia 16, a Semana tem como missão evangelizar, fortalecer os laços familiares e promover ações concretas de solidariedade.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões práticas de ações como terços nas ruas, visitas a doentes, missas temáticas, mutirões solidários, encontros com jovens, sessões de cinema, cafés comunitários, caminhadas – tudo adaptado às realidades locais. Também foi reforçada a importância de incluir todas as gerações e perfis familiares, com espírito sinodal e sem exclusões.
Para o encerramento, sugeriu-se uma peregrinação familiar a santuários ou igrejas jubilares, como expressão de comunhão, júbilo e testemunho público da fé.
A divulgação acontecerá por meio das redes sociais, com fotos, vídeos, testemunhos e materiais gráficos, (#semananacionaldafamilia), além de frases inspiradoras como a do Papa Leão XIII: “Cuidem para que os fiéis leigos, alimentados pela Palavra de Deus e formados na Doutrina Social da igreja, sejam protagonistas da evangelização”.
Texto: Clea Costa - Agente de Comunicação do Regional Nordeste 1