Começa no próximo domingo (10), no Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família 2025. Para apoiar as coordenações locais da Pastoral Familiar, paróquias, comunidades e dioceses, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza um kit com roteiros, orientações, música e dicas sobre a celebração deste momento especial para a Igreja no Brasil.
Neste ano, a iniciativa está em sintonia com a celebração do Ano Jubilar com o tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida”, com o lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)”.
Um dos documentos tratam de outras ações que podem ser realizadas localmente, além da celebração da Semana Nacional da Família proposta pelo subsídio Hora da Família. “A intenção é deixar cada vez mais amplo o alcance dessa semana tão especial, celebrativa para a família. Então, o objetivo é trazer mais luzes para essa reflexão e abrir esse horizonte para todas as famílias da comunidade, além da Pastoral Familiar”, apontou o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila.
O material traz sugestões de visita às escolas, às casas, de encontros celebrativos, momentos de lazer, junto à catequese ou a outros grupos das nossas comunidades e fora delas. “Essas sugestões são para ter uma Semana Nacional da Família além dos nossos muros, onde a missionariedade seja factível, seja real no ser pastoral da paróquia”, completaram.
Outro subsídio é a Jornada Jubilar, que aborda o Jubileu da Esperança de forma clara e sucinta e tem o intuito de chegar à realidade de todas as famílias, além de motivar na atuação pastoral. A Jornada pode ser celebrada durante a Semana Nacional da Família ou em outro momento escolhido pela comunidade. Neste encontro é proposto que seja plantada uma árvore e seja feita uma cápsula do tempo na qual cada um deixa a sua mensagem para as famílias do futuro. “Uma mensagem de esperança que será aberta no próximo jubileu, daqui a 25 anos, para as famílias desse novo tempo”, apontou o casal.
Outra iniciativa proposta, que está inclusa no kit, é um pôster de uma árvore da esperança que será formada com as digitais de cada um dos participantes, mostrando que cada pessoa é única na construção deste sinal de esperança.
O pacote com os arquivos ainda está acompanhado com a partitura, vídeo e áudio da música elaborada por agentes da Pastoral Familiar para a celebração da Semana Nacional da Família.
Preencha o formulário e baixe o kit com orientações e roteiros para a Semana Nacional da Família em https://vidaefamilia.org.br/semanavidaefamilia/
O que é a Semana Nacional da Família?
A Semana Nacional da Família (SNF) é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades. O momento é marcado por encontros, formações, momentos de oração e gestos concretos de evangelização. Um tempo especial para colocar a família no centro da missão da Igreja que teve início, em âmbito nacional, em 1992.
Celebrações
O subsídio Hora da Família é um material fundamental para quem deseja rezar em e pela família, nele são oferecidos os encontros para cada dia da Semana Nacional da Família e sugestões de celebrações. As indicações para bem viver este momento é que sejam incentivadas nas comunidades a realização de missa de abertura e encerramento da Semana, distribuição de orações e mensagens sobre a família. Realização de caminhadas com reza do terço nas ruas e momentos de reflexão nas residências das famílias também são importantes.
O subsídio Hora da Família 2025 está disponível para aquisição. Adquira na loja da CNPF ou pelo WhatsApp (61) 3443-2900.
Divulgação
Os coordenadores paroquiais, diocesanos ou regionais da Pastoral Familiar podem se disponibilizar a atenderem jornalistas dos meios de comunicação impresso, do rádio, da televisão ou da internet. Além disso, é importante reforçar a campanha nas redes sociais. Não esqueça de marcar a Pastoral Familiar Nacional (@pastoralfamiliarcnbb) nas redes sociais para também compartilharmos as programações e as iniciativas realizadas.
Pensando nisso, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) disponibilizou alguns arquivos (material gráfico), dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Família. Acesse os arquivos aqui