No Mês Mariano, uma das práticas de devoção incentivadas pela Igreja buscando a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria é a meditação do Terço e do Rosário. Na diocese de Nazaré da Mata, o grupo da Pastoral Familiar da paróquia São José, em Carpina (PE), aprofundou essa importância com uma dinâmica que favoreceu a relação dos mistérios meditados com os textos bíblicos correspondentes.
O casal Naieide Drielly e Luciano Noé, apoio diocesano do Setor Pré-Matrimônio na diocese de Nazaré da Mata (PE), contou que, no último dia 14, foi realizado o encontro da Pastoral Familiar na paróquia, com o tema “Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre, Jesus”.
No início do encontro, eles estimularam o momento de reflexão sobre o terço com uma pergunta inusitada aos agentes: “Vocês estão armados?”. “Alguns respondem que não, outros que sim, e levantam o terço e a Bíblia”, contam.
“Partilhamos sobre a importância da oração Mariana, e como é composto o Rosário e seus mistérios”, explicou Naieide.
Como dinâmica, eles colocaram embaixo das cadeiras dos participantes perguntas sobre cada acontecimento meditado nos mistérios do Rosário e a passagem bíblica para encontrarem as respostas, caso não soubessem. Um exemplo é a meditação do segundo Mistério Luminoso, a auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná. No papel, a pergunta sobre qual foi primeiro milagre de Jesus, com a indicação da passagem do Evangelho de João (João 2,1-11), onde seria possível encontrar a resposta da transformação da água em vinho, nas bodas de Caná.
A dinâmica foi aplicada no aprofundamento de todos os mistérios do Rosário. “Foi um momento de interação e formação entre os agentes, tornando o assunto abordado leve e dinâmico”, partilhou o casal.
Terço luminoso
Já em Parintins (AM), os agentes da paróquia São José Operário rezaram o Terço Luminoso da Sagrada Família, na noite do dia 15 de maio, Dia Internacional da Família. A oração, na área externa da matriz, deixou a praça marcada com luzes que pareciam brotar de flores.