A Pastoral Familiar de Assis (SP), em conjunto com a sub-região de Botucatu, realizou neste sábado e domingo (22 e 23 de junho) uma formação de catequese Pré-Matrimonial. O evento foi conduzido pelos coordenadores nacionais do setor, diácono Paulo Sérgio e Carmem Romagna. Eles abordaram temas centrais à preparação matrimonial, enfatizando a importância de um aprofundamento e um contato mais personalizado com os noivos.
A formação teve como alicerce os ensinamentos do documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, além do livro “Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio”. A experiência da Diocese de Foz do Iguaçu, no Paraná, que já implementou essa abordagem didática, foi destacada como exemplo de sucesso na preparação personalizada para o matrimônio.
A formação ofereceu uma reflexão profunda sobre a preparação matrimonial à luz das preocupações expressas por São João Paulo II, o papa Bento XVI e, mais recentemente, o Papa Francisco, especialmente no contexto da Exortação Apostólica Amoris Laetitia.
A formação contou com a presença de líderes regionais e nacionais, incluindo o assessor nacional do Setor Pré-Matrimonial, Padre Anatoli, e o assessor eclesiástico da sub-região Botucatu, padre Tiago da Silva Carvalho, da Diocese de Presidente Prudente (SP). Os casais coordenadores do Regional Sul 1 (São Paulo), Ataíde e Maria Ida, e do Pré-Matrimonial do estado, Lincon e Marta, também participaram.
Texto: Vicente - Pastoral Familiar sub-região Botucatu (SP) Edição: André Luiz Gomes