Está em discussão, na Câmara Municipal de Maceió (AL), um projeto de Lei para instituir a a Semana de Conscientização sobre a Síndrome pós-aborto. A proposta é do vereador Leonardo Dias e a data sugerida é a semana do dia 8 de outubro, Dia do Nascituro e Dia Nacional Pelo Direito à Vida. O objetivo é informar e conscientizar a população sobre as consequências psicológicas que acometem mulheres após a realização de procedimentos abortivos.
Entre as atividades propostas está a realização de apresentações e esclarecimentos sobre os riscos e consequências psicológicas do aborto, atendimento psicológico e assistência às mulheres e a promoção de encontros com especialistas. Além disso, há a sugestão da produção de cartilhas informativas sobre os riscos e consequências da prática.
Saúde
De acordo com a Universidade Federal de São Paulo, existem três fenômenos psíquicos que, frequentemente, acometem mulheres que abortam: sentimento de remorso e de culpa, depressão e oscilações de ânimo e choro desmotivado, medos e pesadelos. A síndrome pós-aborto é o termo utilizado em referência a uma série de alterações psicológicas que acometem mulheres, de forma negativa, após o procedimento abortivo.
O projeto será discutido pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara de Maceió e, posteriormente, apreciado pela plenário da Casa Legislativa.