A Pastoral Familiar do Regional Norte1 realizou, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na paróquia São Jorge, em Manaus (AM), a VI Assembleia Regional, com o tema: “Família Peregrina da Esperança”, e o lema: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1Cor. 15, 58).
Depois da acolhida e a missa de abertura, o bispo da diocese de Coari (AM) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Norte 1, Dom Marcos Marian Piatek, abordou o tema “O Matrimonio à luz da Sagrada Escritura”. Ao longo do encontro foi partilhado um vídeo sobre a participação do Regional no XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, sendo apresentado posteriormente o balanço financeiro e sustentabilidade para evangelização da Pastoral Familiar no Regional.
Na sequência, os participantes discutiram sobre o sacramento do matrimônio e as normativas canônicas sobre o processo de nulidades. O momento teve a assessoria de Pietro Bianco Epis, do Tribunal Eclesiástico de Manaus. Na ocasião, foi feita uma partilha sobre como as igrejas locais estão realizando a preparação para o Sacramento do Matrimônio, sendo abordado posteriormente o tema da “Preparação Matrimonial como Caminho de Esperança – Aplicação do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio e Documento 68”, com a assessoria de Frei José Faustino, assessor da Pastoral Familiar no Regional Norte 1. Os participantes puderam compartilhar estratégias de como aplicar o itinerário em cada igreja local, em vista de avançar na Implantação do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio nas igrejas locais e a formação de casais catequistas.
Foram realizados diversos informes visando a dinamização da Pastoral Familiar e o trabalho de integração (sinodalidade). Dom Marcos Piatek apresentou o também o Documento Final do Sínodo dos Bispos Sobre a Sinodalidade aos participantes.
O casal coordenador da Pastoral Familiar Norte1, Antônio Ronildo Viana dos Santos e Rosenilda Azevedo Ferreira, destacaram que a assembleia ajuda a avaliar como avançar nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na preparação matrimonial a partir do itinerário apresentado pela Pastoral Familiar. “Momentos importantes, reflexivos, participativos que nos desafiam a continuar firmes e animados na missão da Pastoral Familiar no nosso Regional”, disse Ronildo. “Tem chegado às famílias a mensagem da Pastoral Familiar, aquilo que a Igreja nos encaminha, aquilo que o Papa Francisco nos interpela para ir até as famílias que estão fora da Igreja, em parceria com as demais pastorais, movimentos, serviços e organismos”, completou Rosenilda.
O casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, em participação virtual, agradeceu os participantes por sua dedicação na missão pastoral, mesmo diante das realidades amazônidas a serem superadas. Eles destacaram a importância do papel intercessor e evangelizador que deve ser contínuo junto às famílias.
Na Santa Missa do domingo (01/12), o bispo referencial abençoou os ícones, as velas, cartazes e roteiros para celebração do Jubileu com as Famílias que foram entregues aos coordenadores arquidiocesanos, diocesanos e prelatícios.
No final da assembleia, dom Marcos Piatek destacou a importância da assembleia para a caminhada da Pastoral Familiar, assim como a temática e o material apresentado, um itinerário que está sendo implantado nas paróquias. “Muito mais amplo, mais profundos e ele já começa a trazer frutos mais profundos e positivos na preparação do Matrimonio, uma decisão que deve abranger a vida toda, e que não pode se limitar a um ou outro encontro, exige mais tempo, mais seriedade, mas aprofundamento, e quem tem que ganhar é a própria família com tudo isso”, avaliou.
Texto: Luis Miguel Modino – agente de comunicação do Regional Norte 1 Edição: André Luiz Gomes