A Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Dom João Wilk, Bispo Diocesano de Anápolis (GO). Como bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Centro-Oeste (2014 – 2018) e com espírito de comunhão e profundo amor pastoral, contribuiu de modo significativo para a missão evangelizadora.
Unimo-nos em oração ao clero, aos consagrados e a todo o Povo de Deus da Diocese de Anápolis, confiando à misericórdia divina aquele que, como bom pastor, dedicou sua vida à edificação do Reino de Deus.
Em comunhão fraterna, expressamos também nossa solidariedade a Dom Waldemar Passini Dalbello, que agora assume o governo pastoral da diocese.
Pedimos a Deus que conceda a Dom João Wilk o descanso eterno e a luz perpétua no seio do Pai.
Informações biográficas
Nasceu em 18 de setembro de 1951, em Seroczyn, na Polônia. Foi religioso dos Frades Menores Conventuais, tendo estudado Filosofia em Cracóvia, na Polônia, e Teologia na Pontifícia Faculdade Teológica S. Boaventura Seraphicum, em Roma. Sua ordenação presbiteral foi em Assis, na Itália, em 24 de junho de 1976.
Missionário no Brasil, atuou nas paróquias Santo Antônio, em Cidade Ocidental (GO), e São Marcos e São Lucas, em Ceilândia (DF), na década de 1980; foi custódio provincial da Província São Maximiliano Kolbe, além de redator da revista Cavaleiro da Imaculada (1990 – 1998). Também atuou como reitor do Seminário Maior da Ordem em Brasília (1986 a 1992); guardião do convento Jardim da Imaculada; diretor das Edições Kolbe; diretor Nacional do movimento Milícia da Imaculada; professor de Teologia no Seminário Maior e no Curso de Teologia para leigos, em Brasília (DF) e Luziânia (GO).
Em 28 de janeiro de 1998, foi nomeado bispos de Formosa (GO), recebendo a ordenação no dia 4 de abril do mesmo ano, em Formosa. Escolheu por lema episcopal Ut Amor ametur (Para que o Amor seja amado). Permaneceu à frente daquela Igreja Particular até 2004, quando foi nomeado bispo de Anápolis, serviço que desempenhou desde 09 de junho de 2004.
Na CNBB, foi responsável pela Pastoral da Comunicação no Regional Centro-Oeste; membro do Conselho Fiscal e membro da Comissão da Campanha para a Evangelização.


