Coordenadores diocesanos, bispos e padres assessores eclesiásticos da Pastoral Familiar, diáconos, religiosos, agentes de Pastoral, associações e movimentos familiares estiveram reunidos em Xanxerê (SC), entre os dias 17 e 19 de novembro, para a Assembleia e Formação da Pastoral Familiar no Regional Sul 4, que corresponde às dioceses de Santa Catarina.
Sediado na diocese de Chapecó (SC), o encontro foi oportunidade de os agentes continuarem seus estudos e aprofundamentos nos temas trabalhados pela Pastoral Familiar. Nesta oportunidade, foram destacados três assuntos: a questão do aborto, a realidade da violência contra a mulher e adoção legal.
A formação sobre a defesa da vida e a luta contra o aborto foi dada pelo frei Nilo Agostini, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Regional Sul 4. Ele chamou atenção para o fato de que as intenções de flexibilização das leis que protegem a vida podem ter interesses comerciais. Ele ressaltou o trabalho da dimensão do Serviço à Vida da Pastoral Familiar e deu exemplo de projetos de apoio a pessoas que passaram pelo drama do aborto.
Já o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Freibergue Rubem do Nascimento, convidou os participantes para auxiliar num basta à violência contra a mulher. Dados de violência doméstica em Santa Catarina contabilizam mais de 192 mil vítimas, sendo 93,57% delas mulheres. Somente neste ano, já foram 48 casos de feminicídio no estado.
Alguns dos participantes partilharam sobre o encontro: