A proposta para tornar São José, o padroeiro universal das famílias, é iniciativa do presidente da Conferência Episcopal de El Salvador, arcebispo José Luis Escobar Alas. Ele apresentou a ideia durante intervenção no Sínodo Extraordinário dos Bispos para a família, que acontece no Vaticano até o próximo domingo, 19.
“Deus queira que tenhamos esta graça posto que é modelo de marido, de pai, e protetor dos jovens. Mas também devemos considerar-lhe neste momento um defensor dos direitos da mulher e das crianças. Foi ele quem protegeu a Sagrada Família e o Divino Menino na fuga para o Egito, e constantemente. E deixe-me dizer mais uma coisa, São José continua cuidando de cada uma das nossas famílias”, explicou dom Escobar em entrevista a Rádio Vaticano.
O arcebispo disse, ainda, que o amor e devoção a São José estão em toda a Igreja, pois é o padroeiro universal da Igreja. “Também é o padroeiro dos operários. Mas, os bispos do meu país e o povo de Deus, consideramos que convém que São José seja o padroeiro universal da família, e isto é o que pedimos por escrito todos os bispos na nossa participação no Sínodo”, ressaltou.
A iniciativa de dom Escobar deverá ser avaliada pelos bispos do Sínodo.
Assessoria CNPF com informações e imagem da ACI Digital.