O Santo Padre nomeou Dom Dario Gervasi como secretário adjunto do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, até agora bispo auxiliar para o setor Sul, delegado para o Cuidado dos Idosos e da Vida e diretor do Departamento para a Pastoral Familiar da diocese de Roma. O anúncio foi feito pelo Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, Dom Baldassare Reina nesta quinta-feira (31).
O prelado disse estar “emocionado” ao saber da notícia e “honrado pela confiança do Santo Padre, que me chamou para uma tarefa que eu nunca teria esperado”. Para Dom Gervasi, o serviço no Dicastério está em continuidade com o que se faz na diocese de Roma: “Continuo cuidando de todas as coisas que mais amo, isto é, a família, os jovens, os idosos. O Dicastério é de natureza pastoral e me preparo para viver o ministério do anúncio, anunciando ao mundo de hoje que Cristo ainda nos pede para lhe abrirmos as portas. Este é um momento difícil para anunciar o Evangelho, mas, parafraseando João Paulo II, podemos dizer que é também um belo momento para anunciá-lo!”, disse..
Quem é?
Monsenhor Gervasi nasceu em Roma, em 8 de maio de 1968, e entrou para o Pontifício Seminário Maior de Roma em setembro de 1988 e ordenado sacerdote em 22 de maio de 1994. Foi vigário e pároco em paróquias da cidade e vice-reitor do seminário onde se formou. Ele também exerceu outras funções: encarregado interino do Serviço de Vocações da Diocese de Roma (2009 – 2011); encarregado das Vocações da Ópera (2009 – 201); membro da Congregação dos Missionários do Instituto Imperiali Borromeo (2009 – 2014). Em 31 de agosto de 2020 ele foi nomeado pelo Santo Padre bispo auxiliar para o setor sul da diocese de Roma.