Prepare-se para a Semana Nacional da Família 2025!

A Semana Nacional da Família começa neste domingo, 10 de agosto de 2025!
Para apoiar as paróquias, comunidades, coordenações da Pastoral Familiar e dioceses em todo o Brasil, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar preparou um kit gratuito com materiais de apoio.

O kit contém:

• Sugestões para a Semana Nacional da Família
• Jornada para o Jubileu das Famílias
• Cartaz da “Árvore da vida” – Famílias Sementes da Esperança
• Partitura e áudio da música tema da SNF 2025
• Kit gráfico com a Identidade visual da Semana.

Preencha o formulário abaixo e faça o download.

Sugestões para Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família além de ser um momento formativo, com a realização dos encontros propostos neste subsídio, que seja um momento bem vivenciado nas comunidades e nas famílias que, reunindo-se nas casas ou na Igreja, favorecem a oração, o estudo e as partilhas sobre os temas aqui propostos, em cada um destes, a reflexão da temática é direcionada a partir de textos bíblicos, de trechos de documentos do Magistério da Igreja e de pequenas histórias. Também é um importante momento de celebração, de modo especial neste ano em que vivemos o JUBILEU, que possamos estar próximos das famílias com atividades que compreendam a todos que a compõe, casais, idosos, jovens, adolescentes e crianças com atividades e outros momentos de comunhão que evidenciem também para a sociedade a alegria de ser família, na qual brota o verdadeiro amor que vem do Evangelho.

Objetivo

A Semana Nacional da Família quer externar publicamente nosso apreço à família, nossa determinação enquanto comunidade de discípulos em promover, defender e cuidar da vida e da família. Também queremos convidar cada família a refletir sobre a qualidade dos relacionamentos. Desafia-nos a edificar nossas famílias em base sólidas, para construirmos um futuro melhor e mais seguro para nós e as novas gerações. Quer que se consolide em nossas comunidades o serviço de ajuda às famílias, por meio de uma Pastoral Familiar orgânica, de comunhão e participativa. Ajudar as famílias a viverem o amor horizontal de diálogo e respeito mútuo como Igreja doméstica sinodal, ou seja, a Pastoral Familiar para a família e com a família.

O que é a Semana Nacional da Família?

É um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos, serviços e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) organismo vinculado a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É uma realidade que teve início, em âmbito nacional, em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer algo em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.

Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional. Algumas comunidades não podem realizá-la nesta data, podendo ajustar a realidade local!

Com base nos relatos e experiências de dinamização já realizadas em várias Dioceses do país no decorrer desta semana tão especial em anos anteriores, seguem aqui algumas sugestões de ações e iniciativas que podem ser desenvolvidas para melhor aprofundamento das reflexões do Hora da Família e ter uma experiência evangelizadora de encontro com Cristo e valorização da família.

Quem deve promover a Semana Nacional da Família?

Todos que amam sua família. No âmbito paroquial ou diocesano, é fundamental que haja a articulação da Pastoral Familiar com as demais pastorais, movimentos, escolas e serviços. Isso para que a promoção da Semana Nacional da Família seja universal e participativa. Embora o desafio de iniciar e mobilizar seja lançado pela Pastoral Familiar, a família é um bem de todos. Um momento de comunhão com todas as forças vivas da Igreja a favor da Família. O Conselho de Pastoral Paroquial deve se envolver na preparação e no desenvolvimento já que a Semana é da Família e não de um movimento ou pastoral. Viúvos(as), solteiros, jovens, crianças, idosos, pessoas em novas uniões e todos, sem exceção, devem ser envolvidos. A Semana Nacional da Família é para toda a comunidade, abrangendo cada pessoa, independentemente de sua condição ou realidade.

Não deixar a Semana Nacional da Família apenas no núcleo religioso, é interessante ir além da comunidade eclesial e colocar a temática da família em diálogo com a sociedade civil, principalmente na conquista de políticas públicas a favor da vida e da família e na prática o pacto global pela Família, como pediu o Papa Francisco.

Celebrações e orações

O subsídio Hora da Família é um material fundamental para quem deseja rezar em e pela família. Nele são oferecidos os encontros para cada dia da Semana Nacional da Família centrados em momentos de Leitura Orante. As indicações para bem viver esta semana é que sejam incentivadas nas comunidades a realização de missa de abertura e encerramento da Semana, distribuição de orações e mensagens sobre a família, realização de caminhadas com reza do terço nas ruas e momentos de reflexão nas residências das famílias. Celebrações com bençãos específicas que tenham chamados direcionados como gestantes, crianças, jovens, idosos, casais, lembrando que podem ser enfatizados os momentos jubilares. Momentos que promovam a vivência da espiritualidade familiar, como adoração ao Santíssimo, orações de louvor, pregações, com muita música e momentos oracionais.

Visitas

“Hoje, a pastoral familiar deve ser fundamentalmente missionária, em saída, por aproximação, em vez de se reduzir a ser uma fábrica de cursos a que poucos assistem” (Amoris Laetitia, n. 230). Por isso, as equipes e grupos podem promover e incentivar programas de visitação às famílias na comunidade com bênção nas casas e entrega de orações. Dedicar tempo para visitar famílias da região amazônica afastadas dos centros urbanos, visitar famílias em horários oportunos após a jornada de trabalho nas grandes cidades. Por que não perguntar às pessoas que estão afastadas da Igreja se elas têm o interesse em receber algum encontro do Hora da Família?

Nas escolas

Fazer contato com as coordenações de escolas particulares e através dos meios públicos tentar agendamentos em escolas públicas para que, no decorrer da Semana Nacional da Família, possam ser feitas visitas e assim promover atividades com as crianças no intuito de fazer com que essas, além de refletir sobre a família, levem esta mensagem para suas casas. Uma dinâmica que pode ser feita é: com as crianças dividias em pequenos grupos, escrevam em uma folha, pensando na realidade de suas famílias, que possam escrever expressões que respondam um:
*Que bom… *Que pena… *Que tal…

Nas casas

Em contato com a coordenação da catequese, solicitar os contatos das famílias de catequizandos e oportunizar que sejam visitadas por uma ou duas famílias da Pastoral Familiar, em uma visita de amigos que levam a mensagem da alegria de ser família e comunidade. Não esqueçam das famílias que moram na zona rural, vilarejos, ribeirinhos, indígenas.

Na catequese

Promover encontros de formação específicos para os familiares com temas relacionados à família. Envolver as crianças e os adolescentes na programação a ser realizada durante a semana na paróquia, bem como realizar gincanas entre pais e filhos e outras formas de trazer a tona a alegria de ser família. Uma sessão de cinema na Paróquia com filmes que remetam à realidade familiar de maneira lúdica.
Nos Seminários, nas casas religiosas, nos abrigos de crianças e idosos, nos presídios, etc.

Família nas ruas

Uma ação interessante é marcar a presença da família na rotina da cidade por meio de uma carreata no momento de movimento do comércio, com carros de som e música de família ou uma caminhada paroquial em favor da família, com faixas e cartazes. Uma “blitz da família” também chama a atenção quando se colocam em semáforos importantes da cidade, famílias que, ao parar o trânsito, possam praticar gestos que levem a mensagem da semana, como panfletagem, encenações, faixas e outras maneiras criativas de realizar esta atividade, por exemplo, marcar no vidro traseiro do carro (com a devida autorização do proprietário) a Semana Nacional da Família. Promover passeios ciclísticos que favoreçam a participação de toda a família com motivação de som e mensagens que divulguem a importância da família.

Família nos meios de comunicação social

Os coordenadores paroquiais, diocesanos ou regionais da Pastoral Familiar podem procurar por jornalistas dos meios de comunicação impresso, do rádio, da televisão ou da internet, para abrir espaço com participação de famílias com testemunhos e outras formas de trazer o tema da família para o centro também nestes meios. É possível articular nas próprias dioceses que geralmente têm seus próprios veículos de comunicação. As equipes da Pastoral Familiar também poderão preparar materiais de divulgação das ações para a Semana Nacional da Família e dos encontros do Hora da Família, para isso, a Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar oferece as indicações dos recursos visuais para a preparação de cartazes, banners, camisetas e outros recursos gráficos relacionados a este momento forte de evangelização, em sintonia com a capa do Hora da Família deste ano.
Favorecer que nas publicações relacionadas a SNF seja marcar nas redes sociais o @pastoralfamiliarcnbb e as hashtags: #semananacionaldafamília, #SNF2025 e #PastoralFamiliar.

Com a juventude

Em parceria com os grupos de jovens e movimentos juvenis, propiciar momentos de descontração com a motivação da Semana, como: luau, acampamento, atividades físicas e outras que sejam de interesse dos jovens em participar.

Ação social

No contexto da Semana Nacional da Família, as comunidades poderão promover ações caritativas em favor das famílias carentes como gesto concreto dos encontros do Hora da Família. Em conjunto com as pastorais sociais realizar visitas às comunidades que necessitem de ajuda com alimentos, roupas ou até mesmo visitas para que sejam escutadas e a partir dali, de certa forma acompanhadas.

Criatividade: momentos de lazer também são evangelizadores

Ao término do último encontro do Hora da Família, os grupos participantes podem se reunir para partilhar as experiências e bênçãos recebidas durante a realização de cada momento de oração em família.

Um encerramento festivo para a Semana Nacional da Família pode ser marcante e se tornar tradicional na agenda da comunidade / paróquia / diocese, pode acontecer em uma chácara, praça, áreas públicas, entre outros espaços apropriados, na programação podem ser promovidas gincanas entre as famílias, piquenique, luau conduzido e animado pela juventude, desenhos para as crianças, e tantas outras maneiras de tornar este momento de convivência ainda mais especial e afetuoso, em que todos encontrarão acolhida.

Peregrinações

Realizar peregrinações familiares a Santuários e locais próprios para essa atividade na região da diocese.

Sejam criativos para o anúncio da Boa-Nova e alegria do amor na família. Deixe iluminar a realidade local com a Palavra e sejam ousados pastoralmente. Não tenham medo de arriscar ou errar.

 

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

Sair da versão mobile