A Arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, sediou no último sábado (31), o Seminário Regional do Serviço à Vida que teve como tema “Promoção, Defesa e Cuidado da Vida, desde a concepção até o fim natural”. O evento ocorreu no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Frei Vital e contou com a participação de 100 agentes.
A palestra inicial foi ministrada pelo professor Êndel Alves, doutorando em Bioética e em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Ele fez uma abordagem sobre o Início da Vida a partir da sua concepção refletindo sobre as experiências que colocam em perigo a própria existência do ser humano.
Na sequência, o médico pós-graduado em psiquiatria Dr. Gabriel Teles falou sobre suicídio e falta de sentido numa perspectiva católica. O médico, que é católico, abordou os principais problemas da atualidade como ansiedade, depressão, uso descontrolado das redes sociais e dos jogos virtuais causando transtornos mentais que levam ao suicídio. Dr. Gabriel alertou sobre a taxa de suicídio que aumentou em 43% na última década.
O seminário também contou com a palestra do padre Erionaldo Duarte, da Arquidiocese da Paraíba. Ele abordou a Carta Samaritanus Bonus, documento da Congregação para a Doutrina da Fé que apresenta aos fiéis o ensinamento teológico, moral e pastoral sobre o acompanhamento da pessoa no fim da vida. Ele aproveitou para reafirmar a posição da Igreja sobre a eutanásia e o suicídio assistido, em um contexto de crescente flexibilização legal desses procedimentos.
Milton e Lourdes, casal coordenador do regional e vice nacional, participaram do evento e foram acompanhados pelo assessor eclesiástico do Nordeste 2, padre Elvis Feliciano.
O Seminário também foi transmitido pelo canal do Youtube do Regional Nordeste 2. Confira: