Começa no próximo sábado (14) o curso de extensão “O Desafio da Preparação ao Matrimônio”, elaborado em parceria pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e a Faculdade João Paulo II (Fajopa). A abertura do primeiro encontro ficará a cargo do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Bruno Versari.
Para quem ainda não se inscreveu, elencamos sete motivos para não perder essa oportunidade.
1) Aberto para todos
O curso é aberto a toda a comunidade, inclusive para aquelas pessoas que ainda não cursaram a universidade, especialmente catequistas do Pré-Matrimônio e agentes da Pastoral Familiar.
2) Investimento baixo
O investimento é de R$ 50 e será realizado no formato on-line. No total, o curso será divido em nove encontros (quinzenais) aos sábados. As aulas já começam em 14 de setembro e serão finalizadas em 21 de dezembro.
3) Palestrantes
Entre os palestrantes estão o coordenador do Setor Pré-Matrimonial, diácono Paulo Sérgio, o assessor do Setor, padre Anatoli Gradiski, e o ex-assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Crispim Guimarães, diretamente de Roma.
4) Temas abordados
O curso vai permitir conhecer a respeito das ações alinhadas às novas diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se aprofundar em conteúdos importantes para a preparação ao matrimônio no contexto da atualidade, entre eles: elementos da Teologia do Corpo de São João Paulo II, o matrimônio nas sagradas escrituras, o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado, o Matrimônio e a Família na Doutrina Social da Igreja, o planejamento familiar natural e o método Billings, Familiaris Consortio e Amoris Laetitia e os caminhos para um Matrimônio sólido e fortalecido.
5) Atender o pedido do Papa Francisco de cuidar com atenção e carinho das futuras famílias
“Precisamos encontrar as palavras, as motivações e os testemunhos que nos ajudem a tocar as cordas mais íntimas dos jovens, onde são mais capazes de generosidade, de compromisso, de amor e até mesmo de heroísmo, para convidá-los a aceitar, com entusiasmo e coragem, o desafio de matrimônio” (Amoris Laetitia, 40).
6) Rede de catequistas matrimoniais da Pastoral Familiar
A iniciativa pretende formar uma rede nacional de catequistas matrimoniais da Pastoral Familiar para a Igreja no Brasil, o que proporcionaria jovens casais melhor preparados para a vida conjugal. Além disso, proporciona trocar experiências e testemunhos com pessoas de todo o Brasil engajadas com a preparação ao matrimônio.
7) Certificado
O curso é ofertado pela Faculdade João Paulo II (Fajopa), que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a pessoa que não puder participar da aula no horário marcado, poderá assistir à aula posteriormente e um mecanismo na plataforma indicará a presença do aluno após a conclusão do vídeo.
Inscreva-se: https://www.fajopa.org/matrimonio