O Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília acolheu, na última quinta-feira (13), Dom Ricardo Hoepers, recém-nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Ele também é o bispo Referencial do Setor Vida e Família. O encontro foi promovido pelo padre João Baptista, assessor Eclesiástico local e contou com a presença do casal Silvio e Aline, coordenadores arquidiocesanos do Setor, além de representantes dos movimentos como a Pastoral Familiar, Equipe de Métodos Naturais, Encontro Matrimonial Mundial, Movimento Schoenstatt, Equipe de Nossa Senhora, Movimento Focolares, Encontro de Casais com Cristo(ECC), Grupo de Oração Espírito Santo, Renovação Carismática e Ágape de Casais.
O evento teve início com a Santa Missa celebrada por dom Ricardo. Em seguida, reservadamente, houve a apresentação dos grupos na qual foram expostos as atividades desenvolvidas por cada um. Pe. João Baptista enfatizou que se inteirar do que cada movimento efetivamente desenvolve é importantíssimo para que Dom Ricardo possa fazer um mapeamento de suas realidades e assim projetar um plano de ação para futuros trabalhos.
O Bispo referencial afirmou que todos os movimentos são, na realidade, Pastoral Familiar. Para ele, a riqueza e o carisma, inerentes a cada movimento, possibilita a presença e a atuação pastoral que atende as necessidades das famílias numa Arquidiocese tão grande como a da capital federal. “O importante é não nos sentirmos competitivos, mas agregadores do mesmo serviço para o Reino de Deus”, destacou.
“Esse trabalho em conjunto de todo o Setor é fundamental para a evangelização das famílias e que poderá ser colocado em prática na II Jornada Arquidiocesana das Famílias”, destacou o padre João Baptista.
Por fim, Silvio e Aline explicaram a logística da realização da Jornada dando ênfase ao ‘Caminho Vocacional’, espaço em que todos os movimentos apresentarão reflexões, sobre a vocação nas famílias, fundamentadas nos subsídios Hora da Família e Hora da Vida, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e Vocação, Graça e Missão, manual do Ano Vocacional, produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Jornada Arquidiocesana das Famílias
O encontro está marcado para o dia 29 de julho, no Colégio Santo Antônio, das 8h às 17 h, com o tema ‘Família, fonte de vocações’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’. Esta será a segunda edição do evento, que foi idealizado pelo Cardeal dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília. O objetivo é anteceder a Semana Nacional da Família – entre os dias 13 e 19 de agosto – e conscientizar a comunidade sobre a importância de aderir a esta grandiosa celebração que acontece em todo o Brasil.
O Setor Vida e Família, organizou uma extensa programação para a Jornada. O encerramento ocorrerá com a a celebração da Santa missa, celebrada por dom Paulo Cezar. Ao longo do dia haverá também palestras, testemunhos, animação com uma banda musical, atividades para os jovens e para as crianças, além do caminho vocacional.
Pe. João Baptista fez um grande esforço para incentivar o clero de Brasília a convidar seus paroquianos. “A expectativa é que haja uma grande adesão”, afirmou o padre. Silvio e Aline estão ansiosos para o grande dia. “Esperamos realizar um grande encontro de famílias”, declarou ele. “Será um evento marcante para toda a nossa comunidade”, concluiu Aline.