O momento de oração e formação Hora da Família, na noite desta terça-feira, 15 de abril, foi ocasião para casais de todo o Brasil olharem para seus relacionamentos. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, propôs uma dinâmica em formato de teste com avaliação de vários aspectos dentro da vida matrimonial.
O teste considerou 20 pontos do relacionamento dos casais, os quais tinham que avaliar individualmente ponto a ponto com os seguintes valores: excelente, ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Segundo dom Ricardo, o questionário tinha o objetivo de “sentir a temperatura da vida espiritual e sacramental da família cristã que está nos acompanhando”.
Os 20 aspectos da vida matrimonial avaliados no teste:
- Diálogo
- Perdão
- Ternura
- Oração
- Respeito
- Convivência
- Vida Comunitária
- Vida Social
- Espiritualidade
- Lazer
- Enfrentamento dos conflitos
- Falar a verdade
- Confiança
- Divisão do trabalho em casa
- Saúde
- Tolerância
- Senso de humor
- Sexualidade
- Correção fraterna
- Fidelidade
A cada aspecto do relacionamento, dom Ricardo fazia explicações a respeito, ajudando os casais a avaliarem. Também foram várias as interações com os internautas que acompanhavam a transmissão ao vivo na página da Pastoral Familiar no Facebook.
Angela Barros comentou que “parar para avaliar a vida a dois e ver em que podemos melhorar é um dos segredos para seguir adiante sem grandes problemas. Lembrando que, o essencial é deixar Deus próximo de nós, assim estaremos mais próximos um do outro”.
Manoel Silva, da Pastoral Familiar da arquidiocese da Paraíba, também comentou durante a transmissão e disse ser o teste um “maravilhoso exercício para o aperfeiçoamento da vida a dois e da vida em família”.
Considerando o período de isolamento domiciliar por conta da pandemia do novo coronavírus, Méri Buzo comentou que, neste momento, teve a oportunidade de avaliar a espiritualidade em casal: “Há muitos anos não rezávamos um terço em plena segunda-feira, às 15 horas, experiência diferente e gratificante”.
Ao final, uma proposta para cada casal avaliar os resultados do teste: “Se você está com um número grande de ruim e péssimo, opa, isso já diz alguma coisa. Se 50% está bom e regular, é preciso melhorar. Se 10% está ótimo e excelente, cuidar para manter”, indicou dom Ricardo.
A orientação foi para que esposos e esposas comparassem os resultados de cada teste e depois dialogassem a respeito.
O teste completo com os pontos de análise oferecidos por dom Ricardo podem ser baixados no link abaixo: