Em novembro, o nono e último encontro do Hora da Família Mensal aborda o tema central proposto para este ano: Família, Casa Missão. O livreto com as orientações foi elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). O tema está em sintonia com o quarto pilar das comunidades eclesiais missionárias propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023).
“Deus se manifesta na realidade de cada pessoa, não é uma manifestação abstrata. Assim, o lugar especial da missionariedade da família é na própria família”, diz o texto. “Ir ao encontro das famílias em sua realidade concreta, com luzes e sombras e com as contradições inerentes à condição
humana é uma forma de exercer a missão”, continua.
Em outra parte do encontro, a reflexão aponta que as famílias missionárias são convidadas a saírem de si mesmas. “Desinstalando-se, colocando-se a disposição de Deus, bem como a serem conduzidas por ele em terras estranhas, caminhos diferentes e, ainda, abrirem-se ao novo, podendo enfrentar os desafios do desconhecido. Sair em missão requer que os membros das famílias conheçam e amem Jesus Cristo e com Ele tenham um relacionamento pessoal e cotidiano”, destaca.
O subsídio possui ainda momentos para a partilha da palavra, para reflexão sobre o tema e um compromisso é proposto aos participantes. A experiência das famílias missionárias do Caminho Neocatecumenal são apresentadas no final do encontro.
O livreto elaborado para 2023 foi o quarto publicado no formato de encontros mensais, pensado para auxiliar famílias, grupos da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais de todo o país. Desde 2020, tem sido uma ferramenta para fazer com que as Diretrizes da Ação Evangelizadora sejam conhecidas e assumidas pela Pastoral Familiar e todos os que com ela tenham contato.
Adquira já!
Caso queira adquirir o Hora da Família diretamente do celular, acesse o aplicativo Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui: https://bit.ly/EstantePastoral