Com o tema “Chamados a uma missão eclesial”, o Vaticano publicou, nesta quarta-feira (29), o sétimo vídeo da série que celebra o Ano Família Amoris Laetitia – uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação. O episódio conta com os ensinamentos do Papa Francisco, acompanhados pelo testemunho da Família Dobo, que mora na República Democrática do Congo. O vídeo refere-se ao capítulo da Exortação Apostólica “Algumas perspectivas pastorais”.
“Uma preocupação genérica com a família nos grandes projetos pastorais não é suficiente. Precisamos de um novo impulso missionário: não podemos parar nas teorias, mas nos envolver com os problemas concretos das pessoas. A preparação dos jovens para o matrimônio é um pilar para evangelizar através das famílias”, apontou o Santo Padre.
O Pontífice também apontou o papel da Pastoral Familiar nos dias de hoje. “As famílias cristãs são os principais sujeitos da Pastoral Familiar. Por isso, são necessários percursos catecumenais que preparem tanto par a celebração do matrimônio, quanto para a vida matrimonial. Percursos que devem continuar durante a vida conjugal”, disse Francisco.
“A melhor forma de viver o Evangelho, para uma família, é ser uma testemunha para os outros. Doar aos outros a alegria de imitar você. Viver o Evangelho também é encontrar tempo para realmente viver juntos no amor, na partilha e na unidade”, reforçou Stella Josiane, filha do casal Dobo.
Confira o vídeo:
Amoris Laetitia
Os vídeos inspirados na Exortação Apostólica Amoris Laetitia – que completou cinco anos – são um convite a recordar o documento da Igreja e a redescobrir a família como um presente, apesar de todos os problemas, obstáculos e desafios que ela enfrenta hoje. Cada vídeo é acompanhado por um subsídio para ser utilizado de maneira flexível tanto pelas famílias quanto pelas diversas realidades eclesiais para alimentar a reflexão, o diálogo e a prática pastoral e, ao mesmo tempo, dar coragem, estímulo e ajuda às famílias na sua vida espiritual e concreta do dia-a-dia.
Para acessar o subsídio, acesse: https://bit.ly/3okcLIs
Itinerário Vivencial
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) utiliza o Itinerário Vivencial de acompanhamento personalizado para o Sacramento do Matrimônio para prestar este tipo de apoio aos noivos nas paróquias. Nele, há propostas de exercícios que também ajudarão o Matrimônio dos próprios casais acompanhantes, consolidando e abrindo novas perspectivas evangélicas na relação a dois e com a prole.
Em 2007, quando a Igreja na América Latina discutia a formação de discípulos missionários, na Conferência de Aparecida, um casal de Dourados (MS) não se conformava com a falta de preparação adequada dos noivos para o matrimônio. Procuraram o padre Crispim Guimarães insistentemente em busca de uma nova metodologia mais personalizada de preparação para o matrimônio.
Durante seis anos, muitos casais foram acompanhados sem nunca ouvirem um chamado nas igrejas, pois procuravam pessoalmente o padre Crispim após saberem do processo por meio de outros casais que já haviam vivenciado o itinerário.
Depois de muitas experiências feitas e com o material estruturado, o bispo da diocese pediu que se tornasse um projeto de evangelização dos desejosos por contrair matrimônio, pois ouviu pessoalmente dos que passaram pelo Itinerário de preparação para o matrimônio, os benefícios recebidos.
Da diocese de Dourados, outras paróquias de dioceses do Mato Grosso do Sul (Regional Oeste 1) foram adotando o modelo e hoje é uma proposta da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB.