Família

“Chamados à santidade” é tema de catequese do Encontro Mundial das Famílias

por Pastoral Familiar, 11 de fevereiro de 2022, 2 Comentários(s)

A preparação para o X Encontro Mundial das Famílias continua com a catequese “Chamados à santidade”. O material serve de apoio para as dioceses na preparação para o evento, que o Portal Vida e Família está disponibilizando semanalmente. As catequeses foram preparadas pela Diocese de Roma, em parceria com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O material está disponível para o download em: https://bit.ly/3rIxtD9

“A vida da família, permeada de laços, por vezes complexos, e de relações nem sempre fáceis, torna-se um lugar particularmente propício e favorável para contemplar a ação do Espírito de Deus, que tem por missão, entre outros, fazer uma obra de conversão do coração do homem, mudando as suas atitudes e permitindo que os membros da família amem como Cristo ama”, aponta a catequese.

O texto traz alguns pontos de reflexão do Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo de hoje. “Esta santidade, a que o Senhor te chama, irá crescendo com pequenos gestos” (Gaudete et Exsultate 16).

A catequese ainda aborda sobre o poder do perdão na família – um verdadeiro ato de fé. O material traz pontos de reflexão em casal, com a família e em comunidade. Neste encontro, o convite é a partilhar sobre os dons que Deus deu a cada um, se sente-se guiado por Deus no caminho da santidade e qual mensagem Deus nos dá através das pessoas com quem convivemos. Para aprofundar na discussão sobre o tema, a catequese sugere ainda a leitura de alguns pronunciamentos do Papa Francisco em relação à procura pela santidade.

Saiba mais

Para favorecer a participação das famílias de todo o mundo, que ficavam distante do evento, o evento será realizado em um formato multicêntrico – em Roma e em cada diocese, entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. O tema será “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. Por isso, é importante que leigos, pastorais, padres e bispos comecem a se preparar para promover o encontro.

LEIA: Dioceses devem preparar o X Encontro Mundial das Famílias

Foto de capa: Divulgação/EMF

Comentários

  1. Muito rico esses materiais ,preciso que as equipes estudem e reflitam para viver nas formações da caminhada Pastoral e Familar

  2. NELSON NUNES ARRUDA disse:

    Vamos nós preparar para este acontecimento!
    P

Os comentários estão fechados.