Família

Dioceses devem preparar o X Encontro Mundial das Famílias

por Andre Luiz, 14 de janeiro de 2022, 2 Comentários(s)

Entre os dias 22 e 26 de junho, a Igreja Católica em todo o mundo celebra o X Encontro Mundial das Famílias, com o tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade“. Por causa da pandemia, o evento será realizado em um formato multicêntrico – em Roma e em cada diocese. Por isso, é importante que leigos, pastorais, padres e bispos comecem a se preparar para promover o encontro.

No Brasil, caberá à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB motivar e auxiliar as celebrações diocesanas. Há uma proposta de programação que as Igrejas locais podem adaptar. Além disso, serão transmitidos ao vivo pela internet eventos em Roma e celebrações com o Papa Francisco.

Abertura

No dia da abertura em Roma, 22 de junho, a Comissão Vida e Família da CNBB prevê a celebração de uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), dando início às atividades no Brasil. A celebração deve ocorrer às 18h, para que também nas dioceses haja a possibilidade de ser realizada a abertura local.

Reflexão sobre os temas

Para os dias seguintes, quando ocorre o Congresso Teológico-Pastoral em Roma, a Comissão sugere a realização de atividades – lives, por exemplo – que favoreçam a reflexão sobre os temas do encontro, como “vocação”, “amor familiar” e “vida e santidade”.

Primeira proposta apresentada pela Comissão para os coordenadores, bispos referenciais e assessores da Pastoral Familiar

De acordo com o Dicastério e a diocese de Roma, as atividades podem ser realizadas nas dioceses, nas paróquias e em santuários. A motivação é que as celebrações contem com o momento de abertura e de conclusão do Encontro, bem como adoração eucarística e Santa Missa. E indica-se também a oferta de palestras, testemunhos, partilha, e uma festa das famílias, mas “sempre guardando o espírito de liberdade e criatividade das dioceses”

Em Roma, serão realizadas as seguintes conferências, as quais contarão com três painéis cada uma:

  1. Igreja Doméstica e Sinodalidade
  2. Amor em família, maravilhoso e frágil
  3. Identidade e missão da família cristã
  4. O catecumenato matrimonial
  5. A família, o caminho da santidade

Conclusão com o Papa

No dia 26 de junho, os fiéis serão incentivados a assistirem a missa de conclusão do Encontro, com o Papa Francisco, que terá a transmissão pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube e nas emissoras de TV de inspiração católica. A celebração marcará o envio das famílias e o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia. Além disso, os bispos também realizarão a conclusão do encontro em suas dioceses.

Passos para a preparação

O assessor da Comissão Vida e Família da CNBB, padre Crispim Guimarães, destacou que o primeiro passo para iniciar a organização é se aprofundar nos materiais que foram produzidos pelo Fórum Amoris Laetitia, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O material traduzido está disponível no hotsite exclusivo voltado para a comemoração do Ano Família Amoris Laetitia: http://vidaefamilia.org.br/al/

Outro material disponível diz respeito às catequeses que foram elaboradas como forma de um caminho espiritual a percorrer até o X Encontro Mundial das Famílias. Confira: https://bit.ly/3qoQvxF

Meta para a Pastoral Familiar

Padre Crispim também motivou as coordenações Regionais, os colaboradores do Serviço à Vida e os agentes de comunicação da Pastoral Familiar a reunirem informações sobre a atuação voltada para a evangelização das famílias e a defesa da vida no Brasil.

Para finalizar o Ano Amoris Laetitia, nós da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, gostaríamos de ter no Portal Vida e Família, todos os serviços e paróquias que têm a Pastoral Familiar, para que possamos nos aprofundar ainda mais nas questões da família e da vida. Queremos dar de presente para as dioceses para que o Encontro Mundial continue a dar frutos”, destacou Pe. Crispim.

Comentários

  1. Boa noite na minha cidade não encontra estes li ros semanais como posso adquiri-los

    1. Luiz Lopes disse:

      Olá, Roberta! O livro Hora da Família com encontros mensais pode ser adquirido em nossa loja virtual: https://www.lojacnpf.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *