Igreja

EMF: Catequese apresenta caminho para viver em paz em família

por Pastoral Familiar, 20 de abril de 2022, 3 Comentários(s)

Com licença, obrigado, desculpa. Para o Papa Francisco, essas palavras abrem o caminho para se viver bem e em paz na família. E é sobre isso que uma das catequeses do X Encontro Mundial das Famílias. O texto serve de apoio para as famílias e dioceses na organização do evento, que será realizado entre os dias 22 e 26 de julho deste ano, em formato multicêntrico. As catequeses foram elaboradas pela Diocese de Roma, em parceria com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

“Trata-se de palavras simples, mas não tão fáceis de pôr em prática! Elas encerram em si uma grande força: o vigor de proteger o lar, até no meio de inúmeras dificuldades e provações; ao contrário, a sua falta gradualmente abre fendas que até o podem fazer ruir”, disse o Pontífice em 2015.

Foto de capa: Divulgação/EMF


O material está disponível para o download em: https://bit.ly/3vuUydh

A catequese lembra que somente com a ajuda de Cristo consegue-se amar plenamente, renunciar a pretensões contínuas, recusar a ambição de controlar cada aspecto da realidade, abandonar o desejo de dominar a vida dos outros. “Só Ele tem o poder de “dar um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem, como Cristo nos amou”. Com efeito, faz parte da natureza do Amor (Cristo) o ir além de si mesmo, o amar o outro com todos os seus limites e no respeito da liberdade dele”.

“Apropriando-se destas três palavras – com licença, obrigado, desculpa – cada membro da família está em condições de reconhecer o seu próprio limite. Reconhecer as suas fraquezas leva cada um a não se impor ao outro, mas a respeitá-lo e a não o querer possuir. Com licença, obrigado e desculpa são três palavras muito simples que nos levam a dar passos muitos concretos no caminho da santidade e no crescimento do amor. Eram, além disso, palavras típicas do estilo de Jesus, que pede permissão para entrar, que agradece continuamente ao Pai, que ensina a orar dizendo: “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” (Mt 6, 10)”, diz outro trecho.


O material ainda traz sugestões de reflexão em casal, família e comunidade, especialmente sobre como inserir os idosos na comunidade.

Leia também:
“Pais e mães” é tema de Catequese do Encontro Mundial das Famílias

Encontro Mundial das Famílias: “Somos todos filhos, somos todos irmãos”

Catequese do Encontro Mundial das Famílias: “Nazaré: tornar o amor normal”

“Chamados à santidade” é tema de catequese do Encontro Mundial das Famílias

Confira a catequese “Vocação e Família” do Encontro Mundial das Famílias

Avós e idosos também estão inseridos nas catequeses do Encontro Mundial das Famílias

Saiba mais

Para favorecer a participação das famílias de todo o mundo, que ficavam distante do evento, o evento será realizado em um formato multicêntrico – em Roma e em cada diocese, entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. O tema será “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. Por isso, é importante que leigos, pastorais, padres e bispos comecem a se preparar para promover o encontro.

Veja: Dioceses devem preparar o X Encontro Mundial das Famílias

Foto de capa: Divulgação/EMF

Comentários

  1. Walmir Romao Brito disse:

    Bom dia
    Família nosso bem maior

  2. Maria Terezinha disse:

    Com licença,
    Obrigada
    🤔

  3. José Francisco Rodrigues dos Santos. disse:

    Hoje cada vez mais nossas precisa de ser catequisadas. Um evento dessa magnitude, vem nos ajudar a resgatar, o amor, os valores, das famílias.

Os comentários estão fechados.