• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
terça-feira, setembro 29, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

200 mil pessoas são esperadas na abertura da 3ª Peregrinação Nacional da Família

27/05/2011
em Família
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0

Segundo pesquisa mensal feita pelo Dieese, foram necessários R$ 4.143,55 para suprir as necessidades básicas de um lar em julho

Peregrinao_Nacional

Começa amanhã, 28, um dos maiores eventos organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A 3ª Peregrinação Nacional da Família, evento que acontece no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). São esperadas entre 170 e 200 mil pessoas, vindas de todo o Brasil.

Segundo informações do setor hoteleiro de Aparecida não há mais vagas nos hotéis da cidade. “As pessoas que residem em Aparecida estão alugando quartos para os visitantes e peregrinos que chegam de todos os cantos do Brasil, porque não há mais vagas nos hotéis da cidade. Tem gente se hospedando em cidades próximas, como Guaratinguetá, Lorena e outras mais longe, por conta da falta de quartos. Somente na manhã de hoje, 52 ônibus chegaram a Aparecida trazendo participantes da Peregrinação”, explicou a irmã paulina e membro da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Ivonete Kurten.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

O evento, que tem a temática: “Família, Pessoa e Sociedade”, tem o apoio do Regional Sul 1, como afirma o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento. “Somos 35 pessoas para organizar o evento desse porte. No primeiro ano de peregrinação, reunimos 130 mil pessoas, e a cada ano batemos o recorde de participação. Já no segundo ano, 150 mil pessoas vieram ‘à casa da mãe’ prestigiar. Para este ano, aguardamos 200 mil pessoas”, disse padre Bento.

Ainda de acordo com o assessor da CNBB, a 3ª Peregrinação é marcada, não apenas por reunir milhares de pessoa no Santuário de Aparecida, mas contará com “missas com bispos, inclusive no sábado, 28, às 18h, o presidente recém-eleito da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis celebra a missa de abertura da Peregrinação, procissões, orações e pregações dos bispos participantes, animação, debates e o 1º Simpósio Nacional da Família”, explicou.

O Simpósio contará com participação como “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”, do padre Rinaldo Roberto de Rezende, de São José dos Campos (SP), ou “Família e transmissão da fé” (pais pedagogos), ministrada pelo padre Zezinho. Tem também a conferência “Família e políticas familiares”, feita por dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e “Família e afetividade: educar para o amor”, de Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e Orientação Familiar.

“A grande preocupação com esse Simpósio é sensibilizar a sociedade sobre a importância da família, pois ela [família] é um recurso social, já que investir na família é investir na sociedade. A família é um catalisador natural da sociedade, ela filtra o que é de ruim e devolve só coisas boas a população. Ela ensina com a paz, a justiça e a fraternidade. A família é um dom que Deus nos deu”, ressaltou padre Bento.

De acordo com a coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB, Maria Célia A. G. Pinto, estão inscritos no Simpósio 670 pessoas dos 17 Regionais da CNBB. “Como não havia mais espaço, colocamos no lado de fora do centro de convenções, um telão para que as pessoas possam acompanhar os debates pelo lado de fora. Aproximadamente 1200 pessoas devem participar, ao todo”, explicou.

Para o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Raimundo “Tico” Veloso e Vera Lúcia Veloso, ressaltam a importância dos números das duas edições anteriores do evento, e fazem um paralelo aos que acham que a instituição família está “falida”. “A família nunca vai ser uma instituição falida, pois ela é querida e desejada e idealizada por Deus. Ela [a família] vem sofrendo por um período de instabilidade, mas que logo voltara à normalidade. Com a Peregrinação, que foi projetada pelo arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes, queremos consolidar a importância da família no Brasil, em especial para a geração mais nova, que muitas vezes desvalorizam essa entidade tão importante para a sociedade”, comentaram.

A 3ª Peregrinação Nacional da Família poderá ser acompanhada ao vivo, por todo o Brasil pelas emissoras de inspiração católica. O evento termina no próximo dia 29.

Fonte: CNBB.

Tags: Peregrinação e Simpósio Nacional das FamíliasPeregrinação Nacional das Famílias
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Nova Presidência da CNBB toma posse no final da Assembleia

Próximo

Dom Orlando Brandes e dom Petrini valorizam a família na abertura do 1º Simpósio Nacional da Fam

Próximo

Dom Orlando Brandes e dom Petrini valorizam a família na abertura do 1º Simpósio Nacional da Fam

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Neste 26º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos lembra que mais importante do que dizer é colocar em prática aquilo que assumimos.
Reflita sobre: “Que promessa feita em casa precisa se tornar atitude concreta?”
Que nesta semana nossas palavras encontrem atitudes e nossos “sim” se transformem em gestos concretos.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • A Palavra de Deus também pode chegar à nossa família através do nosso testemunho.

Nem sempre será preciso encontrar as palavras certas. Às vezes, é o nosso jeito de amar, perdoar, servir e permanecer na fé que desperta no outro o desejo de conhecer Deus.
Neste Mês da Bíblia, que a nossa família seja também lugar de anúncio, acolhida e testemunho.
  • São Pio nos ensina que a oração não elimina todas as dificuldades, mas nos ajuda a atravessá-las com confiança em Deus.
Que nossas famílias aprendam a colocar diante do Senhor aquilo que não conseguem resolver, sustentando uns aos outros na fé e na esperança.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nossas famílias.
  • De 6 a 8 de novembro, a Pastoral Familiar se reúne em Foz do Iguaçu (PR) para o Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar 2026.

Um tempo para aprofundar a missão de anunciar a vocação ao matrimônio e acompanhar as famílias em suas diferentes etapas e realidades.
Serão dias de formação, espiritualidade, reflexão e partilha de experiências, com a assessoria de Diogo Pessotto e Giovani Formenton.

O encontro é destinado a casais coordenadores, agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes de movimentos e serviços familiares e todos aqueles que desejam se dedicar à evangelização das famílias.

📍 Foz do Iguaçu (PR)
📅 6 a 8 de novembro de 2026
📌 Casa de Encontros Shalom Dom Olívio

As vagas são limitadas!

Inscreva-se pelo link da bio.
Vamos juntos fortalecer uma Pastoral Familiar que acolhe, orienta e caminha com as famílias.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.

Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.

Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.
Sair da versão mobile