No último final de semana (18 e 19 de março), a coordenação da Pastoral Familiar no Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu a XXVII Assembleia Regional. O tema foi “Itinerários: Caminhos de fé e Renovação da Igreja”. O encontro possibilitou a eleição dos novos coordenadores para o período entre 2023 e 2027 e a apresentação dos novos documentos preparados pela Comissão Nacional.
Participaram do encontro o bispo de Sinop (MT) e referencial da Pastoral Familiar, Dom Canísio Klaus; o assessor eclesiástico, Pe. Deusdedit Monge; o secretário-executivo da CNBB Oeste 2, Pe. Reinaldo Braga Júnior. O casal coordenador regional, Jair e Neuliane, os coordenadores diocesanos, agentes de pastoral, as Irmãs Discípulas do Divino Pastor e demais convidados também estiveram na Assembleia.
O casal coordenador nacional do Setor Pré-Matrimonial, diácono Paulo e Carmem, teve a oportunidade de apresentar os diversos documentos publicados recentemente pela Comissão Nacional. Durante a palestra, eles explicaram sobre os “Itinerário para namorados”; “Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio”. Este último é uma metodologia preparada pela Comissão Nacional, que vem substituir os cursos/encontros de preparação para noivos realizados em um ou alguns finais de semana, apenas. Ainda no sábado (18), os coordenadores diocesanos apresentaram avanços e desafios que dificultaram algumas ações durante o período de trabalho entre 2022 e 2023.
A celebração eucarística deu início às ações no domingo (19). Na sequência, a coordenação da Pastoral Familiar da arquidiocese de Cuiabá (MT) expôs uma outra metodologia de preparação para noivos. Além disso, durante o encontro, foi possível esclarecer questões sobre o rito da celebração do sacramento do matrimônio e acompanhar a apresentação de painéis pelo Setor de Comunicação e pelo Núcleo de Espiritualidade.
Novos coordenadores
Por fim, ocorreu a eleição e posse dos novos casais coordenadores da Pastoral Familiar, para o novo quadriênio. São eles: casal coordenador, João e Acidália Nohama, da Arquidiocese de Cuiabá e o casal vice, Josuel e Edina, da diocese de Diamantino/cidade de Tangará da Serra.
Jair e Neuliane Cestari, coordenadores até então, agradeceram e fizeram um balanço da gestão à frente do Regional. “Muitos foram os trabalhos desenvolvidos e, dentro das possibilidades, inúmeras também foram as formações realizadas, que deram muita sustentação aos trabalhos dessa pastoral tão importante. Certamente, poderíamos ter realizado um trabalho mais frutuoso, no entanto, oito meses após assumirmos a pandemia nos limitou por dois anos”, comentou Jair. “Mesmo assim, cremos ter realizado um trabalho a contento, digno e responsável. Uma etapa se findou, mas o amor pela Pastoral Familiar jamais passará e por isso nos colocamos inteiramente a disposição”, completou Neuliane.