Neste ano, o subsídio Hora da Família completa 25 anos. Recorde o histórico deste importante material para as famílias brasileiras no vídeo acima.
Subsídio pode ser adquirido em: https://bit.ly/HFSNF2021
Confira a apresentação do material feita pelo padre Crispim Guimarães:
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
Tema: A alegria do amor na família
Lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo” (Sir 14,16)A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo encorajando as famílias a aprofundarem às dimensões bíblica, doutrinal e social.
Em 2021, aproveitando que o Papa Francisco lançou o Ano Família Amoris Laetitia, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, quis fundamentar na Exortação Apostólica o tema: “A alegria do amor na Família” e o Lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”. Dessa forma, assim como a proposta do Papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira”. (AL, n. 200).
O Papa fala que os pastores devem ter o cheiro das ovelhas, mas também lembra que as famílias devem ser protagonistas da própria evangelização. Por isso, os conteúdos deste subsídio têm o cheiro das famílias, que tomam o protagonismo, pois são elas, em primeiro lugar, a redigir este material. Contamos também com a colaboração da Comissão de Liturgia da CNBB, que protagonizou a celebração do dia dos pais.
O documento de trabalho da 1a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, a se realizar em novembro de 2021, diz que: “A família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos. No meio das tempestades, são lugares onde damos as boas-vindas e cuidamos ternamente da vida humana desde o nascimento até a velhice e a morte natural. Mas sua unidade e solidez ainda estão ameaçadas pela falta de oportunidades, miséria, migração, mentalidade sexista, intolerância e violência doméstica, rejeição da religião, a busca frenética por conforto e prazer e leis antivida”.
O Hora da Família deseja celebrar a “Alegria do amor na família”, também como uma resposta aos desafios postos por esta sociedade.
Pe. Crispim Guimarães dos Santos
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Secretário Executivo da Pastoral Familiar