Família

Hora da Família 25 anos

por Luiz Lopes, 18 de junho de 2021, 2 Comentários(s)

Neste ano, o subsídio Hora da Família completa 25 anos. Recorde o histórico deste importante material para as famílias brasileiras no vídeo acima.

Subsídio pode ser adquirido em: https://bit.ly/HFSNF2021

Confira a apresentação do material feita pelo padre Crispim Guimarães:

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Tema: A alegria do amor na família
Lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo” (Sir 14,16)

A Semana Nacional da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional, para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo encorajando as famílias a aprofundarem às dimensões bíblica, doutrinal e social.

Em 2021, aproveitando que o Papa Francisco lançou o Ano Família Amoris Laetitia, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, quis fundamentar na Exortação Apostólica o tema: “A alegria do amor na Família” e o Lema: “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo”. Dessa forma, assim como a proposta do Papa pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias atividades de caráter espiritual, pastoral e cultural, a serem realizadas nas dioceses, paróquias, universidades, no contexto dos movimentos eclesiais e das associações familiares; no Brasil, a Semana Nacional da Família será um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem “que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira”. (AL, n. 200).

O Papa fala que os pastores devem ter o cheiro das ovelhas, mas também lembra que as famílias devem ser protagonistas da própria evangelização. Por isso, os conteúdos deste subsídio têm o cheiro das famílias, que tomam o protagonismo, pois são elas, em primeiro lugar, a redigir este material. Contamos também com a colaboração da Comissão de Liturgia da CNBB, que protagonizou a celebração do dia dos pais.

O documento de trabalho da 1a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, a se realizar em novembro de 2021, diz que: “A família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos. No meio das tempestades, são lugares onde damos as boas-vindas e cuidamos ternamente da vida humana desde o nascimento até a velhice e a morte natural. Mas sua unidade e solidez ainda estão ameaçadas pela falta de oportunidades, miséria, migração, mentalidade sexista, intolerância e violência doméstica, rejeição da religião, a busca frenética por conforto e prazer e leis antivida”.

O Hora da Família deseja celebrar a “Alegria do amor na família”, também como uma resposta aos desafios postos por esta sociedade.

Pe. Crispim Guimarães dos Santos
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Secretário Executivo da Pastoral Familiar

Comentários

  1. Ernewsto DAll Agnol disse:

    Boa noite
    Sou do Paraná, palestrante e formador na minha paróquia.
    Gostaria de receber o conteúdo. Pois irei oferecer uma formação em minha paróquia, dia 08.08 – sobre o tema : a alegria do amor em família.
    Sou leigo, com formação em Teologia (terceiro grau) – membro da pastoral a vinte anos, ministro auxiliar da comunidade.
    antecipo agradecimentos
    Ernesto Dall’Agnol
    (45) 9 9973 1553

    1. Andre Luiz disse:

      Olá Ernewsto. Acesse e faça o download do material para divulgação em: https://bit.ly/3qjGVuk. Você também pode adquirir o subsídio Hora da Família (formato digital) em: https://bit.ly/EstantePastoral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *