A Igreja na América Latina e no Caribe inicia neste domingo, 21, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, promovida pelo Conselho Episcopal Latino Americano. O evento foi precedido por um processo amplo de escutas e terá mais de mil participantes de forma híbrida: um grupo pequeno no México, presencialmente, e os demais delegados participando virtualmente.
Com o tema “Somos todos discípulos missionários em saída“, a Assembleia retoma as reflexões da Conferência de Aparecida (2007) e se propôs um caminho sinodal para discernir conjuntamente como responder “de modo mais genuíno e legítimo” frente aos sinais dos tempos na região. A intenção é “impulsionar com mais força sua missão salvífica integral, e para seguir elucidando os novos caminhos para um seguimento mais pleno do Senhor da vida”.
Pastoral Familiar presente
A Pastoral Familiar do Brasil já está presente na Assembleia, representada pelo casal coordenador nacional, Luiz e Kathia Stolf. Eles fazem parte do grupo de mais de 300 representantes do Brasil, entre bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Para eles, “será certamente um momento muito forte de sinodalidade entre toda a Igreja [da América] Latina”.
No caminho de escuta motivado pelo Papa Francisco, no primeiro semestre deste ano, foi possível experimentar “a novidade do Espírito que nos surpreende e nos conduz por novos caminhos de conversão e renovação pessoal, comunitária e das instituições”, destacam Luiz e Kathia.
Eles contam que muitas pessoas, homens e mulheres de diferentes idades e de diferentes vocações e ministérios em nossa Igreja, participaram com muito interesse, alegria, dedicação e comprometimento através das diferentes modalidades no processo de escuta. “Para muitos foi uma experiência gratificante de discernir em comunidade, ouvindo-se mutuamente e ouvindo juntos o Espírito. Estamos vivendo um kairós, um tempo de graça que Deus nos dá para renovar nosso amor por Jesus e sua igreja e também nosso desejo de segui-lo com maior fidelidade para anunciar com alegria o Evangelho do Reino de Deus que já está presente em nosso meio”.
“O Espírito de Jesus está agindo fortemente em nossa Igreja Latino-americana e Caribenha, vindo ao encontro especialmente do povo que sofre, que é injustiçado, abandonado e explorado pelo poder dos mais ricos e fortes e por um estado imerso em corrupção“.
ARTIGO: Primeira Assembleia Eclesial Latino-americana e do Caribe