Articulistas

Primeira Assembleia Eclesial Latino-americana e do Caribe

por Luiz Lopes, 21 de novembro de 2021, 2 Comentários(s)

Luiz e Kathia Stolf
Casal coordenador nacional da Pastoral Familiar

Estamos nos preparando para viver um momento muito importante na vida da Igreja Latina, pois de 21 a 28 de novembro se realizará a Primeira Assembleia Eclesial Latino-Americana e do Caribe. A mesma acontecerá no formato híbrido, isto é, alguns delegados (em torno de oitenta pessoas) participarão presencialmente enquanto que a grande maioria (em torno de mil pessoas) participarão virtualmente.

Alguns bispos sugeriram ao Papa Francisco que já estaria no momento de realizar a VI Conferência Latino-americana e do Caribe, porém após o Pontífice ouvir e como sempre muito inspirado sugeriu fazer não uma Conferência onde só os bispos participariam, mas sim uma Assembleia Eclesial onde leigos e todo o povo de Deus também pudessem participar.

Foi a partir dessa direção sugerida pelo Papa que tiveram início os trabalhos para a realização dessa assembleia. Assim acontecerá a Primeira Assembleia Eclesial Latino-americana e do Caribe sendo que a abertura e encerramento acontecerão no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe (México) e os trabalhos na Casa do Lago (CEM), na Cidade do México, com a participação não só de Bispos, mas também de grande número de leigos.

Será certamente um momento muito forte de sinodalidade entre toda a Igreja da América Latina. Os trabalhos já iniciaram a algum tempo quando se realizou um processo de escuta de todo o Povo de Deus através de diálogos e atividades por toda a América Latina e Caribe, e foi a partir dessa escuta que se produziu o material intitulado de “Documento para o Discernimento” o qual servirá de base para os debates e aprofundamentos durante a assembleia.

Conforme o Papa sugeriu, será um momento para se explorar e aprofundar o Documento de Aparecida o qual ainda tem muito a oferecer e é de onde também nasceu a inspiração para o lema que será “Somos todos discípulos missionários em saída”.

O Brasil se fará presente através de bispos, padres, religiosos, mas também de muitos leigos e entre eles está a Pastoral Familiar através de sua comissão e mais alguns membros leigos convidados.

Será um momento único até então nunca acontecido antes na história da Igreja, onde leigos e leigas, religiosos e religiosas, sacerdotes e bispos, participam de um momento em que juntos num movimento de sinodalidade, possam discernir o futuro ou o caminho pela qual a Igreja particular da América Latina e do Caribe deverá seguir.

O Papa Francisco através de uma mensagem de vídeo em 24 de janeiro de 2021, convocava a todos para iniciar um caminho rumo à Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, nos convidando a participar plenamente desta nova experiência de caminhar juntos como Povo de Deus.

Nisto experimentamos a novidade do Espírito que nos surpreende e nos conduz por novos caminhos de conversão e renovação pessoal, comunitária e das instituições. Muitas pessoas, homens e mulheres de diferentes idades e de diferentes vocações e ministérios em nossa Igreja, participaram com muito interesse, alegria, dedicação e comprometimento através das diferentes modalidades no processo de escuta. Para muitos foi uma experiência gratificante de discernir em comunidade, ouvindo-se mutuamente e ouvindo juntos o Espírito. Estamos vivendo um kairós, um tempo de graça que Deus nos dá para renovar nosso amor por Jesus e sua igreja e também nosso desejo de segui-lo com maior fidelidade para anunciar com alegria o Evangelho do Reino de Deus que já está presente em nosso meio. O Espírito de Jesus está agindo fortemente em nossa Igreja Latino-americana e Caribenha, vindo ao encontro especialmente do povo que sofre, que é injustiçado, abandonado e explorado pelo poder dos mais ricos e fortes e por um estado imerso em corrupção.

Desde já pedimos que Deus possa iluminar todos os participantes dessa assembleia e o Espírito nos dê o dom do discernimento para que as contribuições dadas sejam sempre em vista de um fortalecimento e crescimento da Igreja de Jesus e não por desejos pessoais.

Pedimos também a oração de todos vocês.

Comentários

  1. Marcos Aquino disse:

    Apesar de ser participante ativo das atividades de minha Paróquia, integrando-me em três pastorais e outras iniciativas, descobri quase por acaso no dia de hoje a existência dessa Assembleia.
    Como posso fazer para acompanhar o desenvolvimento dela, nesta semana, e também seus resultados e consequências.

    1. Luiz Lopes disse:

      Olá, Marcos!
      Houve ampla divulgação e um processo de escuta às Igrejas locais. Que pena que não chegou em sua paróquia. Mas não deixe de participar do processo do Sínodo de 2023!
      Já para acompanhar a Assembleia Eclesial da América Latina, acesse https://asambleaeclesial.lat/ ou pelas redes sociais https://www.facebook.com/asambleaeclesial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *