O Domingo da Alegria abriu a terceira semana do Advento, já anunciando a proximidade do Natal. E o Papa Francisco deu algumas dicas de como deve ser essa preparação para acolher o Menino Jesus. A partir da liturgia do último domingo, o Papa fez sua reflexão durante a alocução que antecede a oração do Angelus.
“A alegria pela sua vinda faz-nos dizer: o que devemos fazer? Mas Deus formula esta questão a um nível mais elevado: o que devo fazer da minha vida? A que sou chamado? O que me realiza?”, provoca o Papa Francisco.
A resposta considera a recordação que vem do Evangelho, de que a vida “é um dom que o Senhor nos dá”, uma missão a realizar“. E o incentivo a perguntar sempre para Deus sobre “o que fazer”.
“O Tempo de Advento serve para isto: parar e perguntar-nos como preparar o Natal. Estamos ocupados com tantos preparativos, com dons e coisas que passam, mas perguntemo-nos o que devemos fazer por Jesus e pelos outros!“, sublinhou Francisco.
“A fé encarna-se na vida concreta“, ressaltou o Papa. Assim, cada um é chamado a pensar como realizar ações concretas de serviço dos outros, algo que “se ajuste à nossa situação de vida”.
Em seguida, o Papa indicou algumas ações que podem ser realizadas, como: telefonar para uma pessoa sozinha, visitar um idoso ou doente, fazer algo para servir um pobre, um necessitado.
E continua: “talvez eu tenha um perdão a pedir ou a conceder, uma situação a esclarecer, uma dívida a saldar. Talvez tenha negligenciado a oração, e depois de tanto tempo é hora de me aproximar do perdão do Senhor”.
“Irmãos e irmãs, encontremos algo concreto e realizemo-lo! Que nos ajude Nossa Senhora, em cujo ventre Deus se fez carne”.