Vida

Jovens surdos apontam formas de inclusão em vídeo da série #IamChurch

por Andre Luiz, 14 de dezembro de 2021, 0 Comentários(s)

O segundo vídeo da série #IamChurch (Eu sou a Igreja), elaborada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia” já está no ar. Dessa vez, quatro irmãos surdos, nascidos no México, e um casal venezuelano – ele deficiente auditivo e ela ouvinte – contam seus testemunhos de serviço na evangelização.

Tanto os irmãos Segovianos quanto o jovem casal venezuelano pertencem à DCYIA (Iniciativa de Jovens Surdos Católicos para as Américas) e são ativamente engajados na pastoral. Eles demonstram que – como escreveu o Papa Francisco na sua mensagem às pessoas com deficiência – na vida de Igreja “todos são protagonistas, ninguém pode ser considerado um mero figurante”. “Todos vocês têm a oportunidade de ter a vida transformada, de conhecer a Deus!”, diz um dos jovens.

Eduardo, o jovem venezuelano, explicou que o caminho que leva à inclusão passa pela participação nos momentos comuns da vida da comunidade eclesial. “Ler a Palavra de Deus, a Bíblia, as catequeses, os grupos, os serviços de apostolado… Tudo isto ajudou a fazer com que eu me sentisse participante. Por exemplo, em 2018, fui convidado a trabalhar na JMJ, fui ao Panamá”, contou.

A campanha #IamChurch é composta por cinco vídeos que trarão testemunhos de mulheres e homens, tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que, pelo contrário, testemunham uma humanidade sorridente, dinâmica e alegre: o rosto atraente da Igreja.

Os vídeos foram elaborados pela Poti Pictures, divisão cinematográfica da Cooperativa Social Il Cenacolo, primeira produtora cinematográfica social no mundo, que realiza spots, curtas e longas-metragens com atores com deficiência intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *