• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
domingo, novembro 8, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Igreja

A Semana Nacional da Família pelo Brasil

19/12/2020
em Igreja, No Brasil
Tempo de leitura: 5 mins leitura
A A
0
A Semana Nacional da Família pelo Brasil

Mesmo em tempo de pandemia, a Pastoral Familiar renovou forças e tem utilizado da criatividade para realizar a Semana Nacional da Família. Várias atividades estão programadas de Norte a Sul do Brasil e também são diversas as reflexões para contribuir na formação e compreensão sobre a importância da vocação à vida em família.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) reúne aqui algumas das ações promovidas pelos regionais para esta semana nacional da família.

Norte 1


Na arquidiocese de Manaus (AM), haverá uma programação online. Devido à pandemia do novo coronavírus, a Pastoral Familiar não poderá realizar a Semana da Família como de costume, onde reúne mais de 600 pessoas.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Norte 2


No regional Norte 2, a Pastoral Familiar promove nesta segunda-feira, a partir das 20h, uma live com o tema “Ansiedade e seus reflexos na saúde emocional das famílias”. Participam o professor Felipe Soares Silva, psicólogo clínico com especialização em Neuropsicologia, e Liseane Selleti, psicóloga clínica e especialista em abordagem direta do inconsciente. Mediará o bate-papo online o padre Alessandro Miranda, da arquidiocese de Santarém.

Confira na página da Pastoral Familiar do Regional Norte 2 no Facebook: https://www.facebook.com/pastoralfamiliarregionalnorte2

Amanhã, haverá outra live, com o tema “Amados e chamados por Deus”, que será facilitada pela prelazia de Itaituba (PA).

Nordeste 2


No Regional Nordeste 2, o bispo de Campina Grande (PB) e referencial para a Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB NE2, dom Dulcênio Fontes de Matos, convidou todos a vivenciarem este período especial fazendo uma reflexão sobre o serviço. “Esses dias se tornem oportunidade de encontro pessoal com o Senhor”, incentivou.

Confira o vídeo:

Nordeste 4


No Piauí, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Alberto e Ana, divulgou vídeo motivando a celebração da Semana Nacional da Família, assim como alguns coordenadores diocesanos. Na diocese de Parnaíba (PI), houve a abertura da Semana Nacional da Família, no domingo, com momentos de oração, reflexão e animação.

A abertura foi promovida pelas paróquias da cidade de Piripiri: Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O evento, dentre outras atividades, contou com a palestra: Família, Dom e Vida, proferida pelo bispo diocesano, dom Juarez Souza da Silva.

Sul 1


Em São Paulo, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada ofereceu para reflexão o artigo “Vocação Matrimonial: chamado para o amor, a santidade e a vida”. Leia na íntegra: https://cnbbsul1.org.br/vocacao-matrimonial-chamado-para-o-amor-a-santidade-e-a-vida/

Sul 2


No Paraná, onde a Igreja vivencia com bastante intensidade a Ação Evangelizadora “Cada comunidade, uma nova vocação”, foi divulgada uma mensagem do bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari sobre a vocação à vida em família.

Nesta semana, o regional ainda segue na série de lives oracionais com os bispos, desta vez na intenções pelas vocações ao matrimônio. Participam os bispos da província eclesiástica de Maringá: dom Severino Clasen, dom Bruno, dom Mário Spaki e dom João Mamede Filho. A live será no dia 14 de agosto, às 20h, transmitida pela página do Regional Sul 2 da CNBB no Facebook.

Sul 3


No Regional Sul 3, a diocese de Rio Grande (RS) irá realizar uma série de atividades que serão transmitidas também nas redes sociais da Pastoral Familiar. No dia 12, às 19h, haverá formação com o padre Marcio Tadeu, apresentador da Rede Vida. No dia 13, às 19h, uma noite de oração com padre Roger Luís da Canção Nova. A diocese de dom Ricardo Hoepers também promoverá a missa de encerramento, no dia 15, às 16h, e um show, no dia 16, também às 16h.

O Regional Sul 3 também ofereceu em seu site um artigo do bispo de Erexim, dom Adimir Antonio Mazali, sobre a Semana Nacional da Família.

Sul 4


Em Santa Catarina, a Comissão Pastoral para a Vida e Família do Regional Sul 4 da CNBB realiza hoje, 10 de agosto, às 20h, um bate-papo sobre o tema ‘Família e Educação’. A transmissão contará com tradução simultânea em libras.

Participam o padre Júlio Cesar Resende, assessor nacional do Setor Educação da CNBB; o diácono Ricardo Marques, coordenador da Pastoral da Educação da arquidiocese de Florianópolis (SC); o professor José Antonio Matiolla, diretor do Colégio Dehon de Tubarão (SC); Carolina CT, coordenadora do movimento Mães que Oram pelos Filhos em Santa Catarina; e o professor Fernando Pereira, coordenador da Pastoral da Educação no Regional Sul 4 da CNBB.

Em sintonia


Além destas atividades, os grupos diocesanos, paroquiais e comunitários, e até as próprias famílias em suas casas, irão celebrar os encontros propostos no subsídio Hora da Família Especial da Semana Nacional da Família.

O seu regional preparou outras atividades que não estão listadas aqui? Envie para divulgarmos também! Comente nesta notícia ou escreva para comunicação@cnpf.org.br

Nas redes sociais, utilize a hashtag #SemanaNacionaldaFamília para marcar as publicações. Sua foto ou vídeo podem aparecer na live de encerramento da Semana Nacional da Família, no dia 16 de agosto.

Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Igreja no Brasil celebra de 9 a 15 de agosto a Semana Nacional da Família

Próximo

Seus vídeos e fotos na live da Pastoral Familiar. Saiba como participar

Próximo
Seus vídeos e fotos na live da Pastoral Familiar. Saiba como participar

Seus vídeos e fotos na live da Pastoral Familiar. Saiba como participar

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Uma reflexão sobre o documento do Dicastério para a Dountrina da Fé! Salve este post!

➡️Como recorda o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, a família é o primeiro e mais essencial lugar de transmissão da fé. É ali que as crianças têm suas primeiras experiências de confiança, amor e proximidade com Deus.
Por isso, a missão dos pais não se limita a ensinar sobre Jesus, mas também a conduzir os filhos a uma experiência pessoal com Ele, contando com o apoio e a caminhada da comunidade eclesial.
A fé que recebemos também é um dom que somos chamados a transmitir!
  • Neste Dia de Finados, nossa oração se volta tanto para aqueles que partiram quanto para as famílias e pessoas que enfrentam a dor da despedida.
A Pastoral Familiar conta com os Grupos de Perdas e Viuvez, que prestam um importante serviço de acolhimento, escuta e partilha com pessoas enlutadas.
Também recomendamos o livro Perdas e Viuvez: Partilhando Vidas, disponível na Loja da Pastoral Familiar, como um recurso para conhecer e aprofundar essa realidade.
📖 Conheça a publicação: lojacnpf.org.br
Que nossas comunidades sejam lugares onde ninguém precise viver sua dor sozinho. Que o amor de Deus sustente cada pessoa e cada família que sente saudade.
  • Neste domingo, celebramos Todos os Santos e recordamos que é possível caminhar rumo ao céu por meio das pequenas escolhas de cada dia: amar, perdoar, acolher, servir e viver as bem-aventuranças.

Que nossa família encontre, na vida dos santos, inspiração para crescer na fé e fazer de cada gesto uma expressão do amor de Deus. 

Convidamos vocês a lerem juntos o Evangelho e escolherem uma bem-aventurança para colocar em prática durante a semana.
  • A santidade não é uma realidade distante ou reservada a poucas pessoas. É um chamado que alcança também a vida cotidiana, os relacionamentos e a convivência familiar.
Neste dia de Todos os Santos, peçamos a Deus a graça de construir lares onde o amor seja cultivado, o perdão encontre espaço e a fé seja testemunhada todos os dias.
Que os santos intercedam por nossas famílias.
  • Amar também é cuidar.
O Evangelho deste domingo nos lembra que o amor a Deus não pode ficar apenas nas palavras. Ele se torna concreto na forma como olhamos, escutamos, ajudamos e cuidamos das pessoas que fazem parte da nossa vida.
Que nossa família aprenda, todos os dias, a transformar o amor em pequenos gestos concretos.
Compartilhe este conteúdo com sua família.
  • A família precisa de esperança, acolhimento e amor! 

Em um mundo que tanto precisa de Deus, a Igreja é chamada a ser presença que acolhe, fortalece e anuncia a esperança de Cristo às famílias.

Que nunca nos falte coragem para levar o amor de Deus a cada lar!

Compartilhe essa mensagem tão especial diretamente do encontro “10 anos depois de Amoris Laetitia” para nossas famílias.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.