• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, setembro 28, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Dom Joel: “A identidade laical se fortalece a partir da família, que é celeiro de vocações”

28/05/2022
em Família, Pós-matrimonial
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0
Dom Joel: “A identidade laical se fortalece a partir da família, que é celeiro de vocações”

Dom Joel Amado e Pe. Crispim Guimarães durante a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias (Foto: Luiz Lopes Jr/Portal Vida e Família)

Na manhã deste sábado (28), teve início o 12º Simpósio Nacional das Famílias, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Já na abertura do evento on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Amado, acompanhado pelo assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), Pe. Crispim Guimarães, destacou sobre a importância da discussão sobre o tema do encontro, que neste ano abordou a vocação dos leigos na Igreja e na Sociedade.

Dom Joel Amado e Pe. Crispim Guimarães durante a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias (Foto: Luiz Lopes Jr/Portal Vida e Família)

“Essa identidade laical se fortalece a partir da família, que é celeiro de vocações. Esse simpósio já na sua proposta já nos aponta que a nossa ação evangelizadora deve ser em rede, em articulação”.

bispo auxiliar do rio de janeiro e secretário geral da cnbb, dom joel amado

Dom Joel ainda ressaltou que o mundo atual está sedento pela atuação dos integrantes leigos da sociedade e que é algo próprio da fé católica. “Estamos em um mundo que se constrói cada vez mais isolamentos e individualismos. Ele pede cada vez mais rede e articulação. Pensamos, olhamos, nos preocupamos e reconhecemos a família como base para toda a ação evangelizadora. A família é um tema transversal. Por isso, é bom estarmos aqui”, afirmou.

Participaram ainda da abertura o bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf. “Hoje damos graças a Deus por estar aqui, mesmo que ainda em formato on-line, para neste dia meditar a nossa vocação, sobre qual a nossa caminhada como cristão leigos e leigas nessa sociedade e na Igreja”, disse Khátia.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

“Leigo”, no mundo civil, é utilizado para apontar aquele que desconhece sobre um determinado tema. Porém, a Igreja utiliza este termo para diferenciar os membros da ordem Sacra dos demais religiosos e compõem a grande maioria”, explicou Luiz Stolf. “Nós fazemos parte deste grande povo de Deus chamado Leigos”, completou.

O momento de oração inicial foi conduzido por representantes do Regional Nordeste 2, que abrange as dioceses dos estados da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Confira como foi a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias:

Saiba mais


O 12º Simpósio Nacional das Famílias é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O tema para este ano é “A família e a vocação laical”. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).

O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.

Tags: FamíliaPeregrinação e Simpósio Nacional das Famílias
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Curso de Pastoral Judiciária forma 124 pessoas

Próximo

Simpósio: Igreja doméstica e comunidade

Próximo
Simpósio: Igreja doméstica e comunidade

Simpósio: Igreja doméstica e comunidade

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • A Palavra de Deus também pode chegar à nossa família através do nosso testemunho.Nem sempre será preciso encontrar as palavras certas. Às vezes, é o nosso jeito de amar, perdoar, servir e permanecer na fé que desperta no outro o desejo de conhecer Deus.
Neste Mês da Bíblia, que a nossa família seja também lugar de anúncio, acolhida e testemunho.
  • São Pio nos ensina que a oração não elimina todas as dificuldades, mas nos ajuda a atravessá-las com confiança em Deus.
Que nossas famílias aprendam a colocar diante do Senhor aquilo que não conseguem resolver, sustentando uns aos outros na fé e na esperança.
São Pio de Pietrelcina, rogai por nossas famílias.
  • De 6 a 8 de novembro, a Pastoral Familiar se reúne em Foz do Iguaçu (PR) para o Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar 2026.Um tempo para aprofundar a missão de anunciar a vocação ao matrimônio e acompanhar as famílias em suas diferentes etapas e realidades.
Serão dias de formação, espiritualidade, reflexão e partilha de experiências, com a assessoria de Diogo Pessotto e Giovani Formenton.O encontro é destinado a casais coordenadores, agentes da Pastoral Familiar, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, representantes de movimentos e serviços familiares e todos aqueles que desejam se dedicar à evangelização das famílias.📍 Foz do Iguaçu (PR)
📅 6 a 8 de novembro de 2026
📌 Casa de Encontros Shalom Dom OlívioAs vagas são limitadas!Inscreva-se pelo link da bio.
Vamos juntos fortalecer uma Pastoral Familiar que acolhe, orienta e caminha com as famílias.
  • Neste 25º Domingo do Tempo Comum, Jesus nos convida a olhar para o coração e perceber como a comparação pode nos impedir de reconhecer a bondade de Deus na vida do outro.
Reflita sobre: “Em que situações nos comparamos e deixamos de agradecer pelo bem do outro?”
Que nesta semana nossa casa seja um lugar de menos comparação e mais gratidão.
Salve este post e viva essa proposta com sua família durante a semana.
  • Vem aí o IV Congresso Teológico, de 21 a 25 de setembro, online e gratuito.Além dos agentes da Pastoral Familiar, a formação é voltada também para integrantes de movimentos e serviços eclesiais que promovem a evangelização das famílias.Acesse nosso portal: vidaefamilia.org.br para saber mais!
Compartilhe este post com as famílias da sua paróquia.
  • De 01 a 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, um tempo para refletirmos sobre o valor, a defesa e o cuidado com a vida, da concepção ao seu fim natural.
Para ajudar sua paróquia a viver esse momento, já está disponível o subsídio Hora da Vida, com encontros preparados para oração, reflexão e partilha em família e comunidade.
📖 Prepare sua paróquia para a Semana da Vida!
👉 Adquira o subsídio em lojacnpf.org.br
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.