Na manhã deste sábado (28), teve início o 12º Simpósio Nacional das Famílias, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Já na abertura do evento on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Amado, acompanhado pelo assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), Pe. Crispim Guimarães, destacou sobre a importância da discussão sobre o tema do encontro, que neste ano abordou a vocação dos leigos na Igreja e na Sociedade.
Dom Joel ainda ressaltou que o mundo atual está sedento pela atuação dos integrantes leigos da sociedade e que é algo próprio da fé católica. “Estamos em um mundo que se constrói cada vez mais isolamentos e individualismos. Ele pede cada vez mais rede e articulação. Pensamos, olhamos, nos preocupamos e reconhecemos a família como base para toda a ação evangelizadora. A família é um tema transversal. Por isso, é bom estarmos aqui”, afirmou.
Participaram ainda da abertura o bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf. “Hoje damos graças a Deus por estar aqui, mesmo que ainda em formato on-line, para neste dia meditar a nossa vocação, sobre qual a nossa caminhada como cristão leigos e leigas nessa sociedade e na Igreja”, disse Khátia.
“Leigo”, no mundo civil, é utilizado para apontar aquele que desconhece sobre um determinado tema. Porém, a Igreja utiliza este termo para diferenciar os membros da ordem Sacra dos demais religiosos e compõem a grande maioria”, explicou Luiz Stolf. “Nós fazemos parte deste grande povo de Deus chamado Leigos”, completou.
O momento de oração inicial foi conduzido por representantes do Regional Nordeste 2, que abrange as dioceses dos estados da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Confira como foi a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias:
Saiba mais
O 12º Simpósio Nacional das Famílias é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O tema para este ano é “A família e a vocação laical”. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).
O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.