Articular ações que envolvam o Ano de São José e o Ano da Família Amoris Laetitia em todo o Brasil. Este foi o objetivo da reunião da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, ocorrida na última sexta-feira (8), por meio de videoconferência. O encontro contou com a presença do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família, Dom Ricardo Hoerpers, do secretário-executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães, e o casal coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf.
O ano da Família Amoris Laetitia (FAL) foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro). A proposta é que sejam realizadas reflexões sobre a exortação apostólica Amoris Laetitia – sobre a alegria do amor na família. O período será realizado de 19 de março de 2021 (Dia de São José) a 26 de junho de 2022 e ocorre por ocasião do quinto aniversário do documento fruto dos dois Sínodos sobre a Família. O encerramento será durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.
Por sua vez, o Ano de São José teve início em dezembro de 2020, para celebrar os 150 anos da declaração do santo como padroeiro da Igreja Católica. Chama a atenção o fato do Ano de São José ter início no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e que o Ano FAL comece no dia 19 de março, dia de São José.
Uma das ações avaliadas é a abertura do Ano da Família com a participação da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também está prevista uma fala aos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), feita por uma autoridade do Vaticano ligada ao trabalho com a família, assim como, uma participação virtual de um cardeal ou arcebispo, desde Roma, na Assembleias Geral dos Bispos do Brasil, sobre o Ano FAL.
Outro ponto é aprofundar as discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato, Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Além disso, utilizar um subsídio de aprofundamento, com vários temas pertinentes na Amoris Laetitia, escrito por bispos, padres e famílias, proporcionando maior conhecimentos dos conteúdos da Exortação.
Como parte da programação, de 03 a 07 de maio está previsto um Seminário Virtual sobre os 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.
Dentre outras atividades, “os membros da Pastoral Familiar serão incentivados a visitarem seus bispos e sacerdotes, com o intuito de proporcionar formações para despertar, aquilo que já se fala desde o início da Pastoral Familiar, que ela é transversal e se conecta com todas as dimensões da evangelização e da sociedade”, destacou o secretário-executivo da Comissão, Pe. Crispim Guimarães. Os Regionais poderão propor e realizar encontros com seminaristas, para que à luz da Amoris Laetitia os futuros sacerdotes conheçam o trabalho da Pastoral Familiar.
Os objetivos do ano da Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família os protagonistas da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.
Confira aqui as propostas do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para celebrar o Ano da Família Amoris Letitia.
Baixe também o livreto preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida