A Arquidiocese de Fortaleza promoveu, no último sábado (9), um encontro do conselho Arquidiocesano da Pastoral Familiar. O objetivo foi motivar os agentes em relação à oração tanto na vida pessoal quanto comunitária. A iniciativa se insere no Ano de Oração, proposto pelo Papa Francisco, que antecede o Jubileu de 2025.
Algumas iniciativas foram sugeridas: encontros de formação; realização de Palestras para ensinar e incentivar os agentes a se dedicarem mais as práticas da oração e rezar pela paz no mundo; criar espaços onde os fiéis possam se reunir regularmente, rezar uns pelos outros, pelo mundo e pela Igreja.
Para o Ano do Jubileu, a Pastoral Familiar está se organizando para a participação em conjunto com a Arquidiocese. Entre essas iniciativas estão peregrinações e visitas a Igrejas Jubilares, celebrações litúrgicas e Encontros de Espiritualidade e ações solidárias e caritativas.
Simpósio Regional
O Regional Nordeste 1 (Ceará), realiza o 1º Simpósio sobre a Pastoral Familiar com o tema: “Família e Amizade”. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro na Diocese de Crato. O objetivo é refletir sobre o papel fundamental da família e das amizades no contexto cristão.
O simpósio reunirá agentes de pastoral, padres e outros membros da comunidade para aprofundar o entendimento sobre o valor da amizade nas relações à luz do evangelho. Será uma oportunidade para fortalecer os laços entre os participantes e refletir sobre como viver o amor e a amizade de maneira autêntica e cristã.